“Fizemos o impossível”, comemora Aguinaldo Ribeiro na promulgação da Reforma Tributária

PUBLICIDADE

“Fizemos o impossível. O Brasil tem um novo sistema tributário”. disse o deputado Aguinaldo Ribeiro, relator da Reforma Tributária promulgada nesta quarta-feira, (20), durante sessão histórica e solene do Congresso Nacional, após décadas de intensos debates e tentativas para torná-la realidade.

Em seu discurso, Ribeiro, afirmou que essa modernização do sistema tributário brasileiro não é apenas um uma reforma, mas sim uma revolução.

“Ainda não nos demos conta do feito que alcançamos. Ao invés de chamar de reforma tributária, eu prefiro chamar de revolução cidadã. Não é sobre impostos, é sobre dignidade. Não é sobre taxação, é sobre justiça. Não é uma reforma, é uma revolução”, expressou.

Segundo Aguinaldo, o objetivo da reforma é simplificar a cobrança de impostos, estimular o crescimento econômico e a transparência.

A sessão promulgou a Emenda Constitucional nº 132 de 2023, referente à Proposta de Emenda à Constituição nº 45 de 2019, que altera o Sistema Tributário Nacional.

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, que presidiu a sessão, fez um reconhecimento público ao trabalho de Aguinaldo. “Um agradecimento ao equilíbrio, competência e dedicação do deputado Aguinaldo Ribeiro. Dizem que a política é a arte de construir consensos. O deputado Aguinaldo e o senador Eduardo Braga foram além. Só posso dizer que os senhores engrandecem o Parlamento Brasileiro”.

Já o presidente da Câmara, Arthur Lira, ressaltou: “Permita-me, neste momento, nomear e agradecer aos deputados Baleia Rossi e Aguinaldo Ribeiro, dois incansáveis na construção desta reforma”.

A proposta foi aprovada na Câmara em julho deste ano, sob a relatoria de Aguinaldo. Em seguida, foi encaminhada ao Senado Federal, onde, em novembro, também foi aprovada após modificações. Com isso, retornou à Câmara e foi novamente aprovada pelos deputados. Agora, a promulgação torna o texto parte da Constituição.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Decisão foi tomada a várias mãos”, diz Felipe Leitão sobre 2026; anúncio será feito na próxima 2ª, em coletiva

Lucas ou Cícero? O deputado Felipe Leitão (Republicanos), atual vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba…

16 de dezembro de 2025

2026: Ministro confirma fala de Cida Ramos e garante que diretório nacional do PT respeitará decisão do partido na Paraíba

O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores…

16 de dezembro de 2025

Luciano Cartaxo defende que PT defina posição sobre as eleições estaduais até janeiro: “Entrar o ano com essa decisão”

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) voltou a defender nesta terça-feira (16), que o Partido…

16 de dezembro de 2025

Wilson Santiago sai em defesa de Hugo Motta e afirma que tensão no Congresso é ampliada pelo período pré-eleitoral

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) saiu em defesa do colega paraibano Hugo Motta (Republicanos),…

16 de dezembro de 2025

Apesar de mirar prefeitura de Cabedelo, Ricardo Barbosa adota cautela para não perder bases em 2026

O presidente da Companhia Docas de Cabedelo, Ricardo Barbosa (PSB), afirmou, nesta terça-feira (16), que,…

16 de dezembro de 2025

Filiado ao União, Bruno confirma apoio a Efraim ao Governo em 2026: “Não vejo razão pra tomar um caminho muito diferente”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), confirmou publicamente, nesta terça-feira (16),…

16 de dezembro de 2025