Categorias: Política

Fim do companheirismo? Couto acusa RC de etarismo em disputa por vaga na Câmara em 2026

PUBLICIDADE

O deputado federal Luiz Couto (PT) voltou a acusar o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) de praticar etarismo, ao insinuar que ele estaria “velho demais” para seguir na política. A declaração reacende tensões internas no Partido dos Trabalhadores da Paraíba, já que ambos pretendem disputar uma vaga de deputado federal em 2026.

Em entrevista concedida à TV Master na última sexta-feira (15), Couto disse ter ficado decepcionado com a postura de Ricardo. “Fiquei triste porque, em alguns lugares, ele chegou dizendo que o deputado Luiz Couto está muito velho. Isso pode até ser motivo de punição pela Justiça. Sempre tive parceria com ele, inclusive quando poucos o apoiavam nos momentos mais difíceis”, afirmou.

A denúncia de discriminação por idade já havia sido levada ao conhecimento do Ministério Público, que explicou que casos semelhantes são, em regra, de competência do Ministério Público Estadual e não da esfera federal.

Disputa interna no PT

O embate entre Luiz Couto e Ricardo Coutinho ocorre em um cenário em que, historicamente, o PT da Paraíba elege apenas um deputado federal. Nas eleições de 2026, ambos concorrem ao mesmo espaço político, o que tem acirrado ainda mais a rivalidade dentro da legenda.

A trajetória de Luiz Couto

Natural de Soledade, no Sertão paraibano, Luiz Couto é padre, professor universitário e uma das principais vozes em defesa dos direitos humanos no Brasil. Com mais de 50 anos de atuação política, foi deputado estadual, deputado federal em cinco mandatos, além de candidato ao Senado em 2018. Em 2022, retornou à Câmara Federal com mais de 54 mil votos.

Ao longo de sua carreira, destacou-se no apoio a comunidades indígenas, trabalhadores rurais e vítimas da violência no campo. Participou de CPIs sobre violações de direitos humanos, combateu o tráfico de pessoas e denunciou a violência contra jovens negros.

Couto também direcionou recursos para universidades, institutos federais, hospitais e programas sociais, além de ter articulado investimentos do PAC 2023, que garantiram obras estruturantes como hospitais, rodovias e adutoras para a Paraíba.

Com trajetória marcada pela defesa da justiça social e da democracia, o deputado enfrenta agora um dos maiores embates políticos de sua carreira: a disputa direta com Ricardo Coutinho, antigo aliado e hoje adversário dentro do próprio partido.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025