Categorias: Política

Fecomércio RJ celebra inclusão do Tax Free proposto por Veneziano quando deputado na reforma tributária

A Fecomércio RJ celebrou ontem (16), a sanção do presidente Lula para implementação do Tax Free no Brasil,, proposto pelo Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), ainda na época em que exercia mandato de Deputado Federal. A proposta do Projeto de Lei Complementar da reforma tributária é considerado pela Fecomércio RJ, como um avanço histórico para o Brasil.

Segundo Veneziano, o projeto detalha as regras para a cobrança de três novos impostos sobre consumo: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS). Nesse contexto, a Fecomércio RJ foi pioneira no processo de inclusão do Tax Free na reforma tributária, liderando articulações estratégicas junto a deputados e senadores no Congresso Nacional, para assegurar a aprovação do programa de reembolso de impostos pagos nas compras feitas por turistas estrangeiros durante suas viagens.

“O Brasil é um dos países mais visitados do mundo, especialmente por sua extensão continental oferecer variadas opções de turismo, o que é uma importante fonte de renda e emprego para milhões de brasileiros, que conforme a localidade em que vivem, dependem bastante do turismo. Daí a importância de investir bastante no setor e incentivar o consumo dos turistas, o que poderá contribuir ainda mais na geração de riqueza nessa área, que não recebe atenção suficiente do Estado, embora a iniciativa privada faça todos os esforços nesse sentido”, disse Veneziano, ao justificar seu projeto.

Segundo a federação, esse sistema proposto por Veneziano posiciona o Brasil, de forma mais competitiva, no cenário global, impulsionando o turismo, o comércio e a economia local. “Oferecer no Brasil o programa do Tax Free para turistas internacionais significa fortalecer a competitividade do nosso destino. Com mais compras no comércio em geral, mais divisas entram em nossa economia, ampliando a geração de emprego e renda. Gostaria de colocar a Fecomércio RJ à disposição das autoridades para contribuir na regulamentação desta histórica medida que impulsionará o Turismo”, revela o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

O presidente da Fecomércio RJ informa ainda que a inclusão do Tax Free reflete a visão da entidade de fortalecer o Estado do Rio de Janeiro e o país como destinos atrativos para o turismo e os negócios, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social.

Veja detalhes: https://www.panrotas.com.br/mercado/economia-e-politica/2025/01/fecomercio-rj-celebra-sancao-do-tax-free-pelo-presidente-lula_213467.html

Redação

Últimas notícias

Operação para desarticular organização criminosa no interior da PB prende 11 pessoas

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial (GTE) da 9ª Delegacia…

24 de janeiro de 2026

Mais um equipamento do Smart City João Pessoa é alvo de vandalismo

Instaladas por toda a cidade pela Prefeitura de João Pessoa com foco na segurança pública,…

24 de janeiro de 2026

Recém-nascido é encontrado morto dentro de caixa de papelão em João Pessoa

Na noite dessa sexta-feira (23), moradores do bairro de Paratibe, na Zona Sul de João…

24 de janeiro de 2026

Aguinaldo Ribeiro garante ‘novidades nos próximos dias’ sobre federação entre Progressistas e União Brasil

Na Paraíba, lideranças das duas siglas especulam sobre quem vai ficar com a responsabilidade de…

24 de janeiro de 2026

Criminosos tentam aplicar golpe usando imagem de coordenador da Defesa Civil de JP

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, divulgou um vídeo nessa sexta-feira…

24 de janeiro de 2026

João Azevêdo e ministra Margareth Menezes anunciam R$ 65 milhões para a cultura paraibana 

O governador João Azevêdo e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participaram, nesta sexta-feira (23),…

24 de janeiro de 2026