Foto: Cadu Gomes/VPR
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, teve o retorno ao Brasil adiado nesta sexta-feira (29) após a aeronave em que viajava apresentar uma falha em uma das mangueiras semi-hidráulicas durante parada em Cali, na Colômbia, para reabastecimento.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), a Força Aérea Brasileira (FAB) recomendou, como medida de cautela, que Alckmin permanecesse na Colômbia até que outra aeronave fosse deslocada para concluir o trajeto até Brasília. O pouso na capital federal está previsto para cerca das 21h desta sexta-feira. Todos os ocupantes do voo estão bem e em segurança.
A comitiva que acompanhou o vice-presidente durante a missão comercial ao México contou com autoridades como o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro; a ministra do Planejamento, Simone Tebet; e a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha. Também participaram representantes da ApexBrasil, Conab, Anvisa, Ministério da Saúde, Fiocruz, Instituto Butantan, além de empresários e membros da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O objetivo da viagem foi ampliar as relações comerciais entre Brasil e México e buscar alternativas para produtos brasileiros afetados pelo aumento de tarifas anunciado pelos Estados Unidos. Segundo Alckmin, nos próximos 12 meses, os dois países devem discutir a atualização e ampliação de acordos de comércio exterior e investimentos recíprocos, em vigor há mais de 20 anos.
Atualmente, o comércio entre Brasil e México é regulado por dois Acordos de Complementação Econômica (ACE): o ACE-55, voltado a produtos automotivos, e o ACE-53, que trata da redução ou eliminação de tarifas de aproximadamente 800 linhas tarifárias de produtos não automotivos.
Segundo o MDIC, a falha detectada na aeronave ocorreu durante o reabastecimento, e apesar de o avião estar tecnicamente apto a seguir viagem, a FAB optou por estender a parada até que outra aeronave chegasse à Colômbia. Uma nova aeronave decolou da Base Aérea de Brasília às 10h para buscar Alckmin e a comitiva.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Paraíba registrou, no início da noite dessa terça-feira, a segunda doação de órgãos de…
O Procon de Campina Grande divulgou, nesta quinta-feira, 8, o Relatório de Mensalidades Escolares 2026,…
O ministro das Comunicações, Fred Siqueira, esteve na Paraíba nesta sexta-feira (9) para participar de…
A partir da próxima segunda-feira (12), tem início o prazo de vedações da Eleição Suplementar…
O prefeito de Santa Rita, Jackson Alvino, oficializou nesta sexta-feira (09) apoio à reeleição do…
O Congresso Nacional começa a se articular para analisar o veto do presidente Luiz Inácio…