Categorias: Política

Falha em avião adia retorno de Alckmin do México; pouso em Brasília está previsto para 21h

PUBLICIDADE

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, teve o retorno ao Brasil adiado nesta sexta-feira (29) após a aeronave em que viajava apresentar uma falha em uma das mangueiras semi-hidráulicas durante parada em Cali, na Colômbia, para reabastecimento.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), a Força Aérea Brasileira (FAB) recomendou, como medida de cautela, que Alckmin permanecesse na Colômbia até que outra aeronave fosse deslocada para concluir o trajeto até Brasília. O pouso na capital federal está previsto para cerca das 21h desta sexta-feira. Todos os ocupantes do voo estão bem e em segurança.

A comitiva que acompanhou o vice-presidente durante a missão comercial ao México contou com autoridades como o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro; a ministra do Planejamento, Simone Tebet; e a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha. Também participaram representantes da ApexBrasil, Conab, Anvisa, Ministério da Saúde, Fiocruz, Instituto Butantan, além de empresários e membros da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O objetivo da viagem foi ampliar as relações comerciais entre Brasil e México e buscar alternativas para produtos brasileiros afetados pelo aumento de tarifas anunciado pelos Estados Unidos. Segundo Alckmin, nos próximos 12 meses, os dois países devem discutir a atualização e ampliação de acordos de comércio exterior e investimentos recíprocos, em vigor há mais de 20 anos.

Atualmente, o comércio entre Brasil e México é regulado por dois Acordos de Complementação Econômica (ACE): o ACE-55, voltado a produtos automotivos, e o ACE-53, que trata da redução ou eliminação de tarifas de aproximadamente 800 linhas tarifárias de produtos não automotivos.

Segundo o MDIC, a falha detectada na aeronave ocorreu durante o reabastecimento, e apesar de o avião estar tecnicamente apto a seguir viagem, a FAB optou por estender a parada até que outra aeronave chegasse à Colômbia. Uma nova aeronave decolou da Base Aérea de Brasília às 10h para buscar Alckmin e a comitiva.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jhonny Bezerra, Ricardo Barbosa, Pollyanna Werton e Gervásio Maia dialogam para ingressar na federação comandada pelo PT

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21), que…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo comemora apoio de Luiz Couto à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao governo do Estado

O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos compreende cobranças de Cartaxo por definições, mas reforça que decisões do PT são coletivas

A deputada estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Cida Ramos, afirmou…

21 de janeiro de 2026

Roberto Paulino reforça que seguirá no MDB mesmo contrariando alinhamento do partido

O ex-governador da Paraíba Roberto Paulino (MDB) garantiu que vai permanecer nos quadros do MDB,…

21 de janeiro de 2026

Paraíba ainda tem cerca de 150 orelhões em funcionamento em 75 municípios que serão retirados das ruas

A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones,…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos revela que vai votar pela derrubada do veto de João Azevêdo às emendas impositivas

A presidente do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21),…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464