Categorias: Política

Falésia: Cida diz que Cartaxo deveria chamar responsabilidade para si

 A polêmica envolvendo a erosão na barreira de Cabo Branco está longe do fim. Desta vez foi a pré-candidata do PSB à prefeitura de João Pessoa, Cida Ramos, quem lamentou a ineficiência da atual administração municipal para solucionar, ou até mesmo minimizar o problema.

Para a socialista, falta decisão política por parte do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) em chamar o problema para si. Em vez disso, segundo ela, ele busca o caminho mais curto, que é responsabilizar outros órgãos pela situação a que chegou a falésia, um dos patrimônios do Estado.

“A barreira é um dos patrimônios não só de João Pessoa, como da Paraíba. Tem uma importância ambiental e turística fundamental e é muito triste que ela tenha chegado a essa situação. Como prefeita, podem ter certeza, que eu agiria de forma imediata. Ali é decisão política. É você ver uma realidade de uma erosão que a cada dia cria grandes prejuízos, muitos desses irreversíveis, e é necessário uma decisão política, de chamar a responsabilidade para si e dizer – é assim que eu vou atuar. Essa história de dizer que a Sudema tem responsabilidade é desculpa. A responsabilidade é de quem gere a cidade. A responsabilidade é de quem estar vendo o processo acontecer, com a possibilidade de resolver e não se resolve”, disse.

E continuou: “O que não dá é para ficar sempre responsabilizando alguém por algo que é de responsabilidade sua. Eu não costumo atribuir a outros algo que tem que ser da minha alçada. Eu assumo a tarefa, tomo para mim, e realizo. Essa iniciativa em um gestor é fundamental”.

Cida ainda questionou o fato de, ainda à época do governo Luciano Agra, o senador Wilson Santiago (PTB) ter mediado um recurso, na ordem de R$ 12 milhões, para a barreira, que naquela época já tinha um projeto, e nada ter sido feito.

“E eu pergunto, por que não seguiram esse projeto, se se sabia disso desde o início da gestão, há quatro anos, por que se deixou a chegar a essa situação. Por que não iniciam um processo de drenagem, de reflorestamento, para evitar que essa parte aprofunde ainda mais. São ações que precisam ser realizadas e que o poder público municipal precisa tomar iniciativa. Se precisa de ajuda, se é pra chamar a Marinha, se precisa do estado, chama todo mundo, mostra que tem vontade e decisão política, para poder ter ação, e não ficar tentando apontar um ou outro como responsável”, asseverou.

A pré-candidata foi além e disse que o patrimônio histórico da Capital da Paraíba está sendo descuidado pela atual gestão.

“Não é só a barreira. O abandono do farol, nosso patrimônio histórico está descuidado. Essa discussão precisa ser ampliada numa discussão sobre a cidade, sobre o turismo, sobre a preservação, sobre o peso que tem nosso patrimônio histórico na cidade”, arrematou.

 

Demora no projeto provocou arquivamento do processo na Sudema

A Superintendência do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema) decidiu, na tarde de ontem terça-feira (28), pelo arquivamento do projeto executivo encaminhado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para a contenção do processo erosivo da barreira do Cabo Branco.

A Sudema alegou que o pedido de arquivamento se deu devido a necessidade de se abrir um novo protocolo. Dessa forma, nesta quarta-feira (29), a Secretaria de Planejamento de João Pessoa apresentará o mesmo projeto ao órgão, para que este possa emitir a licença prévia e o Termo de Referência para orientação do projeto ambiental.



 

Márcia Dias

PB Agora

Últimas notícias

“Não se discutiu partido, mas ações em favor do povo”, diz Cícero Lucena sobre evento com petistas

Após a presença de integrantes do PT em evento na cidade, incluindo o vereador Marcos…

7 de fevereiro de 2026

Confira alterações de trânsito e transporte para desfiles de blocos neste sábado e domingo

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) está com tudo pronto para…

7 de fevereiro de 2026

Sabadinho Bom entra no clima do carnaval com a Banda 5 de Agosto e participação de Lula Marinho

A Praça Rio Branco, no Centro Histórico de João Pessoa, será tomada pelo clima carnavalesco…

7 de fevereiro de 2026

Solange Almeida, Zé Felipe, Beto Barbosa e Ricardo Chaves são atrações deste sábado no Carnaval Multicultural

O segundo dia das prévias carnavalescas do Carnaval Multicultural 2026 de João Pessoa acontece neste…

7 de fevereiro de 2026

Em 12h, chuva em João Pessoa supera média histórica para todo o mês de fevereiro; equipes da Defesa Civil seguem em alerta

Em apenas 12 horas, choveu em João Pessoa 110,2 milímetros (mm), superando a média histórica…

7 de fevereiro de 2026

Apoio direto de Lula fortalece Hugo Motta e amplia projeção nacional do presidente da Câmara

Informações de bastidores divulgadas nesta sexta-feira pelo JPNews apontam que o encontro recente entre o…

6 de fevereiro de 2026