Muito grave a denúncia trazida em recente coluna de Luiz Torres, no PB Agora, a respeito da nomeação de Ana Elizabeth Bezerra de Melo Paraguai, uma ilustre anômima que, descobre-se, mantém uma relação estável com o ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça. No Maranhão III, ela acaba de ganhar cargo na Secretaria de Articulação Governamental – o velho Escritório de Representação da Paraíba na Capital Federal.
Contudo, ninguém se engane. Os sucessivos afagos do governador empossado pelo TSE a integrantes do Judiciário não dizem respeito, exclusivamente, a possíveis atos de gratidão ou gestos de caráter compensatório por conta do processo de cassação, em fevereiro deste ano, do tucano Cássio Cunha Lima, seu principal adversário. Essa nomeação surpreendente não tem conexões com o passado recente: tem tudo a ver com planos projetado para um futuro não muito distante.
O ministro Francisco Falcão é um respeitável quadro do Superior Tribunal de Justiça que goza da amizade do casal Maranhão. Basta dizer que ele foi padrinho de casamento da filha do governador e da desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, Alice Bezerra, em 29 de novembro do ano passado. Falcão, na verdade, foi o mais entusiasta integrante de uma comitiva da cúpula do STJ presente à cerimônia.
Em outro importante instante da carreira da desembargadora, a posse como vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, no último dia 17 deste mês, quem estava lá prestigiando o evento de gala para o clã Maranhão? Francisco Falcão participou de cada momento da agenda, com direito a poses para fotos (vide Revista A Semana) e a presença em coquetéis e jantar em homenagem à mulher mais poderosa do Estado, no momento.
Francisco Falcão tem um papel preponderante dentro da estratégia do casal Maranhão: o governador já não mede esforços para catapultar ainda mais a carreira de sua mulher, e nesse sentido o principal alvo continua sendo um só: uma cadeira no Superior Tribunal de Justiça. A possibilidade é mais que um sonho. Há bastante tempo, Fátima Bezerra vem construindo a possibilidade de ser indicada para a vaga de desembargador a ser aberta na corte, em breve.
Para Maranhão, Fátima foi uma peça preciosa no projeto de reconquista do poder. Sente-se no dever de resgatar essa dívida de gratidão com a esposa, ajudando-a a conseguir seu mais precioso sonho: o cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça.
Com a própria filha Alice Bezerra assessorando a ministra Nancy Andrighi, também do STJ, Fátima Bezerra tem encontrado em Francisco Falcão um importante aliado a seus projetos de poder no Judiciário. Portanto, dentro da lógica compensatória do clã, um cargo na Secretaria de Articulação Govermanental para a companheira do ministro é o mínimo que o Maranhão III poderia fazer para demonstrar gratidão por tão comovente engajamento na luta da desembargadora por um lugar ao sol no STJ.
Breve perfil
O ministro Francisco Falcão integra o STJ desde junho de 1999. Bacharelou-se na Universidade Federal de Pernambuco, estado onde nasceu. O ministro participou de inúmeros congressos, seminários e jornadas de estudos jurídicos no exterior. Atuou também na política de Pernambuco: foi assessor de dois governadores. Assessorou ainda o presidente do Tribunal Regional Eleitoral daquele estado.
Foi indicado em fevereiro de 1989, em lista tríplice, em 1º lugar, pelos ministros do Tribunal Federal de Recursos, na vaga de advogado, para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, do qual posteriormente se tornou presidente.
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21), que…
O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…
A deputada estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Cida Ramos, afirmou…
O ex-governador da Paraíba Roberto Paulino (MDB) garantiu que vai permanecer nos quadros do MDB,…
A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones,…
A presidente do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21),…