A Paraíba o tempo todo  |

Fachin bloqueia trechos da LDO 2026 da Paraíba por risco à Lei Orçamentária

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu temporariamente três dispositivos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 da Paraíba, aprovada pela Assembleia Legislativa estadual. A decisão atendeu a um pedido do governador João Azevêdo (PSB), que questionou alterações promovidas pelos parlamentares por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI).

Entre os pontos contestados estão a exigência de pagamento das emendas parlamentares em prazo determinado, o aumento do percentual destinado a essas emendas e a implantação de um modelo de reajuste automático nos repasses aos demais Poderes.

Para o ministro, os trechos apresentam indícios de inconstitucionalidade, podendo prejudicar a tramitação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, prevista para votação ainda neste semestre. “Está configurado o periculum in mora, dado o fundado receio de que os vícios apontados na LDO contaminem o projeto da LOA”, afirmou Fachin.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe