Executiva nacional do PT recompõe diretório estadual e grupo pró-Ricardo terá maioria

PUBLICIDADE

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) determinou, nesta sexta-feira (29), a recomposição das vagas na composição tanto do Diretório Estadual quanto da Executiva da sigla, na Paraíba. A resolução foi votada durante a tarde e foi acatada pelo placar de 15 votos favoráveis e três contrários. Com a mudança, a correlação de forças volta a ser a mesma de 2019, quando o atual presidente do partido, Jackson Macêdo, foi eleito. O efeito prático disso é que o grupo que apoia as pretensões políticas do ex-governador Ricardo Coutinho passa a ter maioria.

Pela nova composição, a tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), liderada por Macedo, terá metade das 46 vagas do Diretório Estadual e também metade das 16 vagas da Executiva. As outras ficam divididas entre as tendências Movimento PT, Muda PT e Resistência Socialista. De acordo com o atual presidente do partido, a recomposição se mostrou necessária porque vários dos membros escolhidos em 2019 deixaram a CNB. “Como isso aconteceu, eles terão que ser substituídos porque a vaga é desta tendência”, explicou Macedo, que foi escolhido por unanimidade em 2019 para o cargo.

A decisão ocorre a menos de um mês da realização do Encontro de Tática Eleitoral, previsto para a última semana de maio, que vai definir como a sigla vai se posicionar nas eleições deste ano. O partido está dividido entre o apoio ao senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) para a disputa do governo do Estado ou o apoio à reeleição do governador João Azevêdo (PSB). A opção por Veneziano é a defendida tanto por Jackson Macêdo quanto por Ricardo Coutinho. Este último espera ser referendado pelo partido para a disputa de vaga no Senado.

“O Diretório Estadual da Paraíba enfrenta uma crônica situação de desarticulação interna, que tem se refletido em frequentes episódios de indisciplina, judicialização das decisões partidárias e interferência externa. A atual composição do Diretório Estadual deveria refletir um acordo, mediado pela instância nacional, para garantir a participação equilibrada das forças que
compõem o PT da Paraíba. Durante as eleições de 2020, um grave caso de indisciplina partidária esgarçou as relações políticas, alterando artificialmente a composição interna do PT”, diz a resolução editada pelo partido.

Dois dos maiores opositores à candidatura de Ricardo e o apoio a Veneziano deixaram o partido. Tratava-se do deputado estadual Anísio Maia, que foi para o PSB, e do advogado Anselmo Castilho. Este último, inclusive, integrava vaga indicada pela CNB. “Considerando a situação interna do PT da Paraíba e seus reflexos na disputa eleitoral, que a exemplo da eleição de 2020, poderão afetar negativamente o desempenho do PT, com possíveis reflexos danosos inclusive para a campanha do Presidente Lula, a Comissão Executiva Nacional, procurando restabelecer o funcionamento equilibrado das instâncias partidárias do PT da Paraíba”, diz a nota.

 

Informações de Suetoni Souto Maior

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mulher pula janela para fugir de agressões do companheiro em condomínio de João Pessoa

Uma mulher de 37 anos precisou pular pela janela do próprio apartamento, neste domingo (7),…

8 de dezembro de 2025

Após denúncias, PMJP promete intensificar fiscalização na Mata do Seixas, em João Pessoa

A secretária executiva de Segurança Urbana de João Pessoa, Capitã Rebeca, realizou uma inspeção na…

8 de dezembro de 2025

Pai morre e filhos ficam feridos após moto atingir estrutura na BR-230, em João Pessoa

Um grave acidente de motocicleta deixou um homem morto e duas crianças feridas na noite…

8 de dezembro de 2025

Fantástico reconstrói trajetória de Gerson Machado e expõe falhas do poder público; assista

O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…

8 de dezembro de 2025

Operação investiga organização que lucrava com abortos clandestinos em João Pessoa

A Polícia Civil revelou, nesta segunda-feira (8), que uma organização criminosa especializada em aborto clandestino…

8 de dezembro de 2025

Olho no Pix: Bradesco em CG é multado em R$ 50 mil após falha de segurança em transferências

O Procon de Campina Grande multou o Banco Bradesco em R$ 50 mil por má…

8 de dezembro de 2025