A Paraíba o tempo todo  |

Ex-senador pode voltar a ser protagonista na PB

Caso se concretize a nomeação de Vital para Ministério, Lira retornará quase 20 anos depois ao Senado

O senador paraibano Vital do Rêgo (PMDB) poderá ser ungido nos próximos dias como novo ministro da Integração Nacional, em vaga que deverá ser aberta caso a presidente Dilma Rousseff (PT) aceite a exoneração do pernambucano Fernando Bezerra, apadrinhado político do governador Eduardo Campos (PSB). A informação foi publicada pelo jornal ‘Correio Braziliense’, o mais importante do Distrito Federal.

 

Em Brasília, a cúpula do PT é majoritariamente favorável à saída de Bezerra e de todos os auxiliares ligados ao governador Eduardo Campos do governo Dilma Rousseff, fazendo com que a manutenção da aliança com o PMDB em 2014 seja definida de uma vez por todas. Vale ressaltar que dissidentes nacionais a exemplo dos senadores Luiz Henrique (SC), Pedro Simon (RS), Jarbas Vasconcelos (PE) e os governadores Sérgio Cabral (RJ) e André Puccinelli (MS) pressionam o PMDB a não apoiar a reeleição da petista em 2014.

 

""

""

Em sendo concretizada a nomeação de Vital para o Ministério, quem retornará a cena política paraibana será seu primeiro suplente, o ex-senador Raimundo Lira.

Cajazeirense de nascimento e campinense por adoção, Lira é um bem-sucedido empresário na área automobilística, além de economista formado pela UFPB. Tem atualmente 69 anos de idade e está filiado ao PMDB.

 

Em 1986, surpreendeu o país ao se eleger senador pelo PMDB derrotando o ex-governador Wilson Braga. Em 1994, candidatou-se a reeleição pelo PFL, mas foi vencido por Humberto Lucena

 

Em 1998, chegou a registrar sua candidatura ao Senado, mas optou pela desistência diante do difícil cenário eleitoral contra o ex-governador Tarcísio Burity, o então senador Ney Suassuna e a sindicalista Cozete Barbosa. Suassuna acabou vencendo a disputa e Lira afastou-se da política por 12 anos, retornando apenas em 2010 quando se tornou suplente de Vital do Rêgo Filho.

 

Ytalo Kubitschek

PB Agora

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe