Foto: Olenildo Nascimento

A primeira turma de 2020 do projeto ‘Escola na Câmara’ visitou a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta quarta-feira (11), para conhecer mais sobre o Legislativo. Além de observarem de perto algumas das rotinas da Casa e de seus parlamentares, os estudantes puderam assistir a sessão ordinária e acompanhar a votação de projetos.

A turma escolhida foi a do segundo ano do Ensino Médio do Colégio QI, na Capital, que foram recepcionados pelo vereador-diretor da Escola do Legislativo Professor Celso Furtado, Lucas de Brito (PV). O parlamentar falou sobre a importância da ação e destacou que a procura para participar do projeto, por parte das escolas, tem sido bastante satisfatória.

“Os alunos puderam conhecer mais sobre o trabalho dos vereadores, que receberam uma procuração do povo para falar em seu nome e votar os projetos de interesse da cidade”, destacou Lucas. “Nosso papel também é realizar a fiscalização da gestão dos recursos públicos por parte do prefeito e dos secretários municipais”, acrescentou.

Dentro do projeto, as turmas participantes podem tirar dúvidas sobre o funcionamento da Câmara Municipal, avaliar a visita e fazer sugestões à Casa e a seus parlamentares. Durante a sessão, Lucas de Brito explicou a divisão entre o pequeno e o grande expedientes, momentos em que os parlamentares podem detalhar os requerimentos, fazer cobranças aos gestores e defender seus projetos.

Ao falar sobre a importância da aproximação dos estudantes com a política local, o vereador reforçou que a necessidade do parlamento estreitar os vínculos com todos os setores da sociedade e que isso pode influenciar no futuro da cidade. “Aqui teremos profissionais em várias áreas de formação e por que não agentes públicos, novos parlamentares da cidade?”, indagou.

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Filiado ao MDB, jornalista não descarta candidatura a prefeito de CG

Filiado ao MDB desde o início deste mês de abril, o jornalista e empresário Milton Figueiredo declarou que é provável que saia candidato, mas não quis detalhar sobre qual cargo…

Em petição, entidades cobram ações de Cartaxo para a população de rua

Entidades não governamentais, grupo de voluntários, militantes da causa em defesa dos direitos dos moradores de rua, cidadão de todos os ramos profissionais, estão promovendo na capital uma petição pública…