Foto: Olenildo Nascimento

A primeira turma de 2020 do projeto ‘Escola na Câmara’ visitou a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta quarta-feira (11), para conhecer mais sobre o Legislativo. Além de observarem de perto algumas das rotinas da Casa e de seus parlamentares, os estudantes puderam assistir a sessão ordinária e acompanhar a votação de projetos.

A turma escolhida foi a do segundo ano do Ensino Médio do Colégio QI, na Capital, que foram recepcionados pelo vereador-diretor da Escola do Legislativo Professor Celso Furtado, Lucas de Brito (PV). O parlamentar falou sobre a importância da ação e destacou que a procura para participar do projeto, por parte das escolas, tem sido bastante satisfatória.

“Os alunos puderam conhecer mais sobre o trabalho dos vereadores, que receberam uma procuração do povo para falar em seu nome e votar os projetos de interesse da cidade”, destacou Lucas. “Nosso papel também é realizar a fiscalização da gestão dos recursos públicos por parte do prefeito e dos secretários municipais”, acrescentou.

Dentro do projeto, as turmas participantes podem tirar dúvidas sobre o funcionamento da Câmara Municipal, avaliar a visita e fazer sugestões à Casa e a seus parlamentares. Durante a sessão, Lucas de Brito explicou a divisão entre o pequeno e o grande expedientes, momentos em que os parlamentares podem detalhar os requerimentos, fazer cobranças aos gestores e defender seus projetos.

Ao falar sobre a importância da aproximação dos estudantes com a política local, o vereador reforçou que a necessidade do parlamento estreitar os vínculos com todos os setores da sociedade e que isso pode influenciar no futuro da cidade. “Aqui teremos profissionais em várias áreas de formação e por que não agentes públicos, novos parlamentares da cidade?”, indagou.

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Pré-candidato à PMJP, Virgulino se coloca como único representante da direita

Disposto a entrar na disputa pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, o deputado estadual Wallber Virgolino acredita ainda na possibilidade de colher efeitos trazidos pela onda de direita levantada em…

Vídeo: Berg tenta entregar carta renúncia da prefeitura, mas Câmara de Bayeux não aceita; Leia

O prefeito afastado do município de Bayeux, Berg Lima, surpreendeu a todos e tentou entregar uma carta renúncia, na tarde desta segunda-feira (13), na Câmara Municipal da cidade, mas o…