Basta andar um pouco pelo Centro de João Pessoa para observar correntes, placas, cones e obstáculos de modo geral impedindo os veículos de acessarem os reusos de estabelecimentos comerciais para estacionar. A prática fere a Lei Complementar nº 63, de 2011, sancionada pelo então prefeito Luciano Agra e que complementa o Código de Posturas do Município.
A lei estabelece multa administrativa de R$ 1.000 para os estabelecimentos comerciais que privatizem as vagas de estacionamento em frente às suas propriedades. As exceções são hospitais, farmácias, laboratórios e clínicas médicas e veterinárias que atendem à saúde da pessoa e dos animais, com rotatividade de 25 minutos.
A fiscalização fica a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O chefe da Fiscalização da Sedurb, Josenildo Belmont, afirmou que o efetivo da Secretaria é pequeno e as equipes que circulam nas ruas focam mais na atuação irregular de vendedores ambulantes e placas que criam obstáculos nas calçadas.
Segundo ele, 90% das notificações feitas pela Sedurb nesses casos, são originadas de denúncias da própria população. “Estou esperando que haja nomeação do concurso que a Prefeitura abriu para agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, para que esses agentes tenham um treinamento no Código de Posturas do Município e possam atuar nisso”, comentou Josenildo Belmont.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O deputado federal Wellington Roberto (PL) respondeu, nesta sexta-feira (12), às declarações feitas pelo comunicador…
O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) confirmou, nesta sexta-feira (12), que já existe um entendimento…
Na próxima segunda-feira (15), o ministro da Educação, Camilo Santana desembarca no Agreste paraibano, na…
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste sábado, 13,…
O projeto Orla Sul, de duplicação de vias e urbanização em toda extensão do acesso…
Mais de R$ 73,56 milhões já foram devolvidos pelo Governo do Brasil a aposentados e…