Categorias: Política

Entre “farsa” e “desrespeito à Constituição”: intimação de Bolsonaro gera embate na CMJP

PUBLICIDADE

Os vereadores Fábio Lopes (PL) e Marcos Henriques (PT) protagonizaram, nesta terça-feira (24), um embate verbal em sessão na Câmara Municipal ao comentarem a polêmica intimação judicial entregue ao ex-presidente Jair Bolsonaro em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Brasília.

A intimação foi realizada na quarta-feira (23) por um oficial de Justiça, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro está internado após uma cirurgia no intestino, e a decisão de intimá-lo partiu após ele ter feito uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, diretamente da UTI, na terça-feira (22). O ex-presidente é investigado por suspeita de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado.

Para Fábio Lopes, a ação do STF foi desrespeitosa e fere os princípios constitucionais. “Mais uma vez tivemos nossa Constituição rasgada. Um paciente em uma UTI precisa ser respeitado em sua condição de saúde”, afirmou o vereador do PL.

Em contraponto, Marcos Henriques defendeu a medida adotada por Moraes. Para o parlamentar petista, a intimação foi legítima e necessária. “Todo mundo sabe que Bolsonaro vive uma farsa. Aquela facada eu acho que foi encenação. Ele tenta se vitimizar para reverter a inelegibilidade. Não tem credibilidade”, declarou.

Entenda o caso
No último dia 11, o ministro Alexandre de Moraes determinou a intimação de todos os réus do chamado “núcleo 1”, acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por participação em atos antidemocráticos. A intimação é uma etapa legal que formaliza o início do processo penal.

Todos os acusados foram notificados entre os dias 11 e 15 de abril. No entanto, Jair Bolsonaro não pôde ser intimado naquele período devido a complicações de saúde e a cirurgia que realizou após passar mal no dia 12.

O STF aguardava um momento mais apropriado para intimá-lo, até que a live feita por ele na UTI levou o Supremo a concluir que havia condições para o cumprimento da decisão judicial, mesmo durante a internação.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jhonny Bezerra, Ricardo Barbosa, Pollyanna Werton e Gervásio Maia dialogam para ingressar na federação comandada pelo PT

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21), que…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo comemora apoio de Luiz Couto à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao governo do Estado

O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos compreende cobranças de Cartaxo por definições, mas reforça que decisões do PT são coletivas

A deputada estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Cida Ramos, afirmou…

21 de janeiro de 2026

Roberto Paulino reforça que seguirá no MDB mesmo contrariando alinhamento do partido

O ex-governador da Paraíba Roberto Paulino (MDB) garantiu que vai permanecer nos quadros do MDB,…

21 de janeiro de 2026

Paraíba ainda tem cerca de 150 orelhões em funcionamento em 75 municípios que serão retirados das ruas

A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones,…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos revela que vai votar pela derrubada do veto de João Azevêdo às emendas impositivas

A presidente do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21),…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464