Enquanto Galdino não descarta chapa puro sangue para 2026, João alerta para necessidade de equilíbrio

Após colocar seu nome à disposição para disputar o Governo da Paraíba em 2026, o deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) revelou, durante entrevista nesta quarta-feira (18), a possibilidade de montar uma chapa puro sangue com a deputada Chica Mota, também do Republicanos, como vice. Essa proposta de Galdino entra em contraponto direto com a tese defendida pelo atual governador João Azevêdo (PSB), que alertou para o risco de desequilíbrio no processo eleitoral caso um mesmo partido ocupe as duas vagas da chapa majoritária.

Galdino, um dos principais articuladores políticos do estado, fez questão de destacar as qualidades de Chica Mota, elogiando sua trajetória política e seu compromisso com as causas sociais, especialmente em defesa das mulheres e das populações do sertão paraibano. “Eu fiz um chamamento para aqueles que, ao pensarem no futuro da Paraíba, não poderiam negar o privilégio de ter Francisca Mota como vice, dada sua atuação política, sua defesa das mulheres paraibanas e, especialmente, pelo seu trabalho voltado ao sertão”, afirmou o deputado.

Para Galdino, ter Chica Mota como vice seria uma honra, ressaltando o valor de sua representatividade política e sua experiência. A proposta de uma chapa dos Republicanos surge como uma alternativa de fortalecer a candidatura ao governo, com uma aliança que poderia unir forças tanto no campo feminino quanto no interior do estado.

No entanto, a declaração de Galdino vai de encontro à visão do governador João Azevêdo, que, na véspera, fez uma análise mais cautelosa sobre a formação das chapas majoritárias. Azevêdo alertou para o risco de um possível desequilíbrio no processo eleitoral se um único partido tentar ocupar as duas vagas, uma vez que isso poderia prejudicar a equidade na disputa. “Se qualquer partido, seja o PSB ou outro, tentar ocupar dois espaços, o processo de igualdade se desequilibra”, afirmou o governador, reforçando a importância de um equilíbrio na distribuição dos cargos na majoritária e a necessidade de concessões políticas.

 

Redação

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026