Categorias: Política

Empresário do “caso concorde” também favoreceu RC

 

Exclusivo: Olavo Cruz Neto doou R$ 8 mil para campanha de RC em 2008; fato engrossa lista das afinidades entre Cássio e PSB

O empresário Olavo Cruz Neto, um dos envolvidos no famoso “caso concorde”, também fez parte da cúpula que financiou a campanha do ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), em 2008. O empresário doou uma quantia de R$ 8 mil em espécie para auxiliar na campanha do socialista e contribuiu explicitamente para a derrota do candidato João Gonçalves, apoiado pelo então governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB).

O empresário, pego em flagrante pela Policia Federal engloba a lista dos acusados que jogaram pela janela do edifício concorde quase meio milhão de reais para se livrar do flagrante.

O fato foi registrado em 2006, a poucos dias da eleição estadual, quando fiscais da Justiça Eleitoral encontraram na sala do empresário diversos indícios de que no local funcionava um escritório de campanha e núcleo de compra de votos para o ex-governador cassado.

Apesar de saber da ligação do empresário com o crime eleitoral, Ricardo Coutinho, que sempre foi averso a escândalos, recebeu a doação do empresário sem nenhum questionamento. O fato poderia ser tido como coincidência, mas o doador foi alvo da mídia nacional por participar do suposto “esquema” de compra de votos no pleito estadual e não se sabe o porquê do ato de doação em prol da campanha do socialista.

A ligação entre Cássio e Ricardo foi consolidada no final de 2009, mas a negociação entre Cássio e o empresário em 2006 e dois anos depois entre Ricardo e o empresário aproxima os agora aliados para uma aliança já firmada anteriormente. Apesar de se mostrar “o novo” o pré-candidato ao Governo reacende a possibilidade de uma aproximação antiga, reacendendo também as supostas utilização de velhas práticas.

Não se sabe o que motivou o empresário a doar recursos para campanha de Ricardo Coutinho e assim contribuir para derrota do deputado João Gonçalves, adversário do socialista no pleito de 2008 e aliado do ex-governador Cássio.

Ainda durante o pleito, o próprio deputado João Gonçalves chegou a se pronunciar nos meios de comunicação lamentando a falta de recursos para dar andamento na campanha eleitoral e reclamava do fato de Cássio não se mobilizar em prol da vitória tucana no município de João Pessoa.

Relembre:

Além do Caso FAC, Cássio Cunha Lima ainda protagonizou na campanha de 2006, o escândalo dos envelopes amarelos e o famoso episódio do “Dinheiro Voador, do Edíficio Concorde.

No primeiro, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu na BR-230 um carro conduzido por funcionários do Governo. No veículo, foram encontrados diversos envelopes amarelos recheados de dinheiro e com destino certo: cabos eleitorais e lideranças do interior do Estado.

A poucos dias da eleição, fiscais da Justiça Eleitoral encontraram na sala do empresário Olavo Cruz diversos indícios de que no local funcionava um escritório de campanha e núcleo de compra de votos.

O caso investiga ainda a quantia de quase meio milhão de reais encontrados junto de contas de água, luz e camisas da cor amarela, num escritório localizado no edifício Concorde, em joão Pessoa

Confira abaixo as doações de Olavo à campanha de RC. Tela da consulta do site do TSE:

 

 

 

 

Clique e acesse o link no site do TSE

 

PB Agora

Últimas notícias

Sem citar nomes, Veneziano demonstra preferência para que candidato a vice na chapa de Cícero Lucena seja de CG

O senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano vital do Rêgo, cravou sua preferência…

29 de janeiro de 2026

Prefeito de Campina Grande nega pressão para apoiar pré-candidatura de Cícero Lucena ao Governo

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, negou nesta quinta-feira (29), estar sofrendo qualquer…

29 de janeiro de 2026

“Figurões” da política planejam retorno ao cenário nas eleições de 2026

Em ano eleitoral, alguns políticos de nomes históricos e polêmicos que já obtiveram vitórias nas…

29 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto revela que vai tratar de pautas do Nordeste e estratégias da oposição durante visita a Bolsonaro

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da bancada de oposição na Câmara…

29 de janeiro de 2026

Interessados têm até esta sexta-feira para solicitar permissão de instalação de camarotes da Via Folia, em JP

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou no Diário…

29 de janeiro de 2026

Inmet amplia alerta de chuvas intensas para 50 cidades do Sertão da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas para 50 municípios…

29 de janeiro de 2026