Categorias: Política

Em texto, jornalista diz que grande mídia não faz mais jornalismo

Em texto, jornalista faz análise da informação e alega que grande mídia não faz mais jornalismo

 

Em texto publicado no portal Wscom, o jornalista Walter Santos traz uma análise sobre o uso da informação e sua utilização na atual conjuntura. Intitulado – A Velha Mídia contra-ataca: Quem tem medo da Informação rápida, plural e ética?, o jornalista fala em regalias, ataque ao novo e também dos erros dos veículos tradicionais.

 

CONFIRA

 

A Velha Mídia contra-ataca: Quem tem medo da Informação rápida, plural e ética?

A Grande Mídia impressa orientada a partir da ANJ – Associação Nacional dos Jornais – no Brasil, seguindo iniciativa inicial do New York Times, iniciou uma Campanha nacional para referendar Conceito, segundo anqual, a Credibilidade da informação jornalística está apenas nos veículos a ela integrada.

Na Paraíba, o Jornal Correio é quem lidera a campanha até porque é o único que restou de uma resistência na contramão dos tempos e do mercado.

É a mais desesperada das estratégias diante do novo processo de democratização de meios e de informação advindo da WEB e da nova plataforma de Mídia Digital criando novos meios de comunicação mais rápida deixando o velho modelo impresso defasado no tempo e na produção.

O ERRO DE ATACAR O NOVO

A BASE do argumento dos grandes veículos de atacar a Nova Mídia Digital passa por uma constatação real de que a WEB veicula muitas informações inverídicas – a partir dos famosos Fake (“falso” em inglês) , um termo usado para denominar contas falsas na Internet.

Há mais que isso, quando se trata de endereços aos montes de Pessoas ou Estruturas difundindo mentiras ou a serviço da desinformação.

Estas realidades estão longe, a quilômetros de distância dos espaços Jornalísticos e de Informação ampliada emergidas dá nova Mídia Digital, através dos Sites, Portais e Blogs de Jornalismo virtual.

O ERRO DOS VEICULOS TRADICIONAIS

O que a Grande Mídia omite de propósito é que os Custos de produção da Velha Imprensa levaram – na ao estágio pre-falimentar porque está insustentável manter a estrutura de Mídia tradicional onerosa e muito pesada.

Pior , além de perder na velocidade da veiculação do conteúdo jornalístico para os Sites , a exemplo do WSCOM – está na postura editorial engajada partidariamente fazerem referências como Globo, Veja e Folha de São Paulo desabarem na Credibilidade.

Deixaram de ser Veículos de Comunicação para cumprir papel de partidos políticos, no caso do Brasil – em sintonia com o desastroso Golpe na Democracia apeando um Governo eleito pela sociedade.

POR FIM, A CONSTATAÇÃO

Há tempo que a Grande Mídia não faz Jornalismo no País.

Levemos em conta o recente boicote à inauguração popular da Transposição de água do Rio São Francisco quando todas as Grandes TVs ignoraram o fato por este dar evidência ao ex-presidente Lula – à quem a Grande insulta, persegue e agride de forma impiedosa.

Daí, como de sorte em todas as demais coberturas, o nível engajado para pior transformou conteúdos e posicionamento na contramão da História transformando-os em DESCARTÁVEIS porque, exatamente na Mídia Digital está o desvendamento da realidade nefasta assumida pelos Grandes Jornais.

Perderam – se no caminho por vários fatores, mas insistem erroneamente em querer confundir , falsear e transferir responsabilidade aos outros usando deveriam fazer “mea culpa” e se modernizarem sobretudo no conceito da Ética , pois o povo não é bobo.

A Mídia Digital, enfim, chegou para ficar.

Como se diz lá na torre, os cães ladram e a caravana passa.

Viva a democracia global.

 



Redação

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026