Categorias: Política

Em sessão polêmica e tumultuada, Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado com 42 votos

PUBLICIDADE

Em sessão polêmica e tumultuada, e secreta, sob a presidência do senador paraibano José Maranhão (MDB), os senadores escolherem Davi Alcolumbre (DEM-AP) como novo presidente do Congresso Nacional com 42 votos. Após a apuração, José Maranhão proclamou Davi Alcolumbre como novo presidente do Senado Federal, que exercerá o mandato no biênio 2019 e 2020. Maranhão parabenizou o senador eleito, e disse que a partir de agora não existe mais quatro candidaturas, mas apenas um presidente eleito, que deve conduzir os destinos da Casa com altivez, ética determinação.

A Senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) declarou seu voto em Esperidião Amin (PP-SC), enquanto que José Maranhão e Veneziano Vital do Rêgo (PSB), não revelaram o voto.

Com  desistência de Renan, Davi Alcolumbre (DEM-AP) teve  42 votos; Esperidião Amin (PP-SC): 13 votos; Angelo Coronel (PSD-BA): 8 votos; Reguffe (sem partido-DF): 6 votos; Renan Calheiros (MDB-AL): 5 votos (antes de retirar a candidatura) e Fernando Collor (Pros-AL): 3 votos.

No total, 77 senadores votaram e quatro se abstiveram por discordar da forma como o processo foi conduzido.

Em seu primeiro discurso, ele disse que o Senado tem a missão de realizar as mudanças que o Brasil precisa. 

Como já era esperado, a sessão iniciada na última sexta-feira, foi tensa. A pedido do senador Esperidião Amin, um dos candidatos a primeira votação foi suspensa por suspeita de “fraude”.

É que um voto a mais foi depositado nas urnas, o que aumentou a polêmica. Foram encontrados 80 envelopes com 80 cédulas. Além deles, duas cédulas estavam avulsas na urna. Senadores verificaram há 81 votos na urna.

“A atitude mais prudente é fazermos uma nova eleição” conclamou José  Maranhão de 85 anos, tendo extrema dificuldade de estabelecer a ordem na Casa e conter o ânimo dos senadores.

No meio da confusão, alguns senadores acusaram José Maranhão de rasgar as duas cédulas com os votos dos parlamentares e colocar no bolso. O clima voltou a ficar tenso. Alguns senadores pediram para trocar a Mesa. Todos os senadores foram obrigados a mostrar o voto sob o risco de ficar desmoralizado diante da nação.

Os votos foram incinerados. Sob suspeita de fraude, a eleição para presidente do Senado foi refeita. O clima ficou mais tenso. O senador José Maranhão, continuou tendo muita dificuldade para colocar ordem na Casa, e controlar os ânimos dos colegas.

Os parlamentares divergiram entre realizar uma nova votação ou descartar as cédulas avulsa. Após o impasse, os Senadores reiniciaram a votação.

O clima era de expectativa. Alguns senadores optaram em mostrar o voto para evitar nova polêmica. Renan Calheiro reclamou da postura e disse que o processo não estava sendo democrático. E retirou a sua candidatura. Houve protesto. Os senadores pediram para reiniciar pela terceira vez a votação, agora sem Renan na disputa. A votação seguiu e ao longo do processo, vários parlamentares manifestaram publicamente o desejo de ver o fim do voto secreto na Casa.

Severino Lopes

PB Agora

 

 

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024

Em JP, Daniella Ribeiro é homenageada por representantes dos setores de turismo e eventos

A senadora Daniella Ribeiro foi homenageada nesta segunda-feira (29), em João Pessoa, por empresários do…

29 de abril de 2024

Força-tarefa de Combate ao Crime Organizado prende homem por roubos e homicídios em João Pessoa

Um homem de 63 anos, identificado pelas iniciais J.R.A.F., foi preso na tarde da última…

29 de abril de 2024

BALANÇO: Polícia Militar apreende 36 armas e intensifica ações contra a criminalidade na Paraíba

A atuação firme da Polícia Militar da Paraíba no combate à criminalidade resultou na apreensão…

29 de abril de 2024