Categorias: Política

Em nova ação, DEM vai à Justiça contra pronunciamento de Lula na TV

Em nova ação, DEM vai à Justiça contra pronunciamento de Lula na TV

Partido alega que Lula fez campanha para Dilma ao falar do Dia do Trabalho. Mais cedo, legenda entrou com outra ação devido a evento da CUT.

 

O DEM entrou na tarde desta segunda-feira (3) com mais uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff. Desta vez, o partido argumenta que Lula fez campanha para a petista em seu pronunciamento em cadeia de rádio e TV por ocasião do “Dia do Trabalho”. O partido já tinha entrado nesta manhã com outra ação questionando a participação de Lula e Dilma em evento da Central Única dos Trabalhadores (CUT) (veja vídeo ao lado).

Na nova representação, o partido questiona frases de Lula como “este modelo de governo está apenas começando” e o Brasil tem “um povo maduro, que sabe escolher”. Desta forma, o DEM entende que o presidente desejava induzir o voto em Dilma.

O pronunciamento de Lula foi veiculado em cadeia nacional de rádio e televisão na quinta-feira da semana passada (29). No programa, Lula diz ainda que o Brasil ganhou autoestima e aprendeu a ignorar palpites da “turma do contra”.

O DEM solicita que o tribunal aplique uma multa a Lula e Dilma no valor equivalente ao custo total da propaganda realizada.

O G1 entrou em contato com a Presidência da República, que informou que a Advocacia Geral da União (AGU). A AGU informou ao G1 que vai começar a elaborar a defesa do presidente assim que for notificada pela Justiça, o que ainda não ocorreu.

Festa do Dia do Trabalho
Na representação protocolada nesta manhã, o DEM destaca a “reincidência” de Lula, que já foi multado outras vezes pelo TSE. “Não é de hoje que o primeiro representado (Lula) vem realizando propaganda eleitoral antecipada em prol da pré-candidatura do Partido dos Trabalhadores (PT), numa conduta que golpeia frontalmente o princípio isonômico, o qual possui como uma de suas expressões a paridade de armas dos concorrentes a cargos públicos eletivos”, diz a representação.

O DEM anexou à representação a íntegra do discurso de Lula na CUT e se apega inicialmente a uma frase na qual o presidente diz que é preciso haver “sequenciamento” de seu governo.

A representação usa também trechos do discurso de Dilma no evento. O DEM questiona frases ditas por ela como “hoje é um dia de luta e de se olhar para o futuro”. O partido destaca ainda que Dilma “não tem identidade e nem relação histórica” com a CUT.
 

 

G1

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026