Categorias: Política

Em nome da Assembleia, Wilson Filho entrega documento a ministro da Educação cobrando criação do IF do Sertão

PUBLICIDADE

O deputado estadual Wilson Filho esteve, na tarde desta quinta-feira (02), com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e entregou em mãos um documento que consta as assinaturas de deputados estaduais paraibanos que cobram o desmembramento do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e criação do Instituto Federal do Sertão.

Para o deputado estadual Wilson Filho, é necessário que toda a classe política paraibana esteja unida para cobrar ao Governo Federal que reveja a decisão que deixou a Paraíba de fora do plano de expansão dos Institutos Federais. “Mobilizei a Assembleia Legislativa da Paraíba no intuito de reforçar essa luta. Não iremos desistir e precisamos do apoio de toda a sociedade. A concretização desse projeto irá estimular o desenvolvimento do ensino, pesquisas, extensão e cursos voltados para as potencialidades do Sertão”, ressaltou o deputado.

Em outubro deste ano, o ministro Milton Ribeiro anunciou a criação de apenas seis Institutos Federais de Ensino Superior (Ifes) e não mais dez, como estava previsto. Ele alegou que a Paraíba foi excluída do plano de expansão após posicionamento da reitoria do IFPB que foi contra o desmembramento. A ideia inicial do MEC era dotar os campi mais distantes das capitais de uma reitoria própria para melhorar a qualidade da gestão de ensino e pesquisa nos Institutos Federais de Educação.

Toda a bancada federal em Brasília já demonstrou apoio e também assinou uma carta que já foi entregue ao ministro da Educação, Milton Ribeiro. “Através da ação do deputado federal Wilson Santiago, em Brasília, conseguimos o apoio de todos os deputados federais e senadores e agora ganhamos o reforço da Assembleia Legislativa que vem somar forças”, acrescentou Wilson Filho.

Trajetória

A luta pela criação do Instituto Federal do Sertão é antiga e teve seu início em 2014 com a apresentação de um Projeto de Lei de autoria do então deputado federal Wilson Filho. Posteriormente, em 2019, o deputado Wilson Santiago apresentou um novo PL.

Atualmente o Instituto Federal da Paraíba conta com 21 campi e tem mais de 30 mil alunos. A proposta visa desmembrar do Instituto Federal da Paraíba que administrará 14 campi, enquanto que a nova reitoria do IFSPB administrará os campi de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Santa Luzia e Sousa, passando a compor o IFSPB.

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024