A Paraíba o tempo todo  |

Em JP: ativistas fazem ‘Banquetaço’ contra a extinção do Consea

Responsável por tirar o Brasil do mapa da fome, em 2014, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), foi praticamente extinto no primeiro dia de governo do presidente Jair Bolsonaro. No entanto, a Medida Provisória que extingue definitivamente o órgão deverá ser votada hoje no Congresso Nacional.

 

A votação foi alvo de protesto de ativistas, que realizaram ontem no Parque Lagoa, em João Pessoa, um banquetaço contra a extinção do Consea. Mas independente da decisão do governo Bolsonaro, a presidente do órgão na Paraíba, Mãe Renilda Bezerra de Albuquerque, revelou que o Consea-PB não será extinto, e que a garantia da manutenção do órgão é do governador João Azevêdo (PSB).

 

Mãe Renilda lembrou que o Conselho Nacional de Segurança Alimentar existe no Brasil desde o tempo em que o sociólogo Herbert José de Sousa (Betinho) se dedicou ao projeto, mas acabou falecendo em agosto de 1997. Desde então, com a luta de Betinho, o programa conseguiu erradicar a fome no Brasil, através de um trabalho que serviu de modelo para outros países.

 

"Por nossa sorte, na Paraíba, temos um governante que se chama João Azevêdo, e que continua discutindo Segurança Alimentar. Ele bateu o martelo quanto a esta questão e garantiu que no Estado da Paraíba o Consea- PB não será extinto. Vai continuar trabalhando, buscando combater a fome em todas as comunidades que vivem em situação de risco", revelou Mãe Renilda, enfatizando que o Consea-PB vai continuar existindo, com toda sua infraestrutura, na Casa Civil do Governo.

 

Retrocesso

Os índios da Tribo Tabajaras chamaram a tenção no movimento, que aconteceu no Parque Lagoa, ao apresentarem uma dança com a participação de dezenas de indígenas. Segundo o cacique Ednaldo, o fechamento do Consea é um retrocesso e a sociedade brasileira precisa de evolução em políticas públicas e o Consea só trouxe alegria e vitória para os povos indígenas e quilombolas.

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe