A Paraíba o tempo todo  |

Câmara rejeita a PEC do voto impresso; veja como votaram os deputados da PB

O Plenário da Câmara Federal rejeitou, por maioria, a Proposta de Emenda à Constituição 135/19, que torna obrigatório o voto impresso. Ao todo foram 219 favoráveis e 218 contrários, e uma abstenção.

Os deputados analisaram o texto original da PEC, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF). A proposta prevê a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor” independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos.

Da bancada paraibana, votaram favoráveis o ex-bolsonarista Julian Lemos (PSL) e os tucanos Edna Henrique (PSDB) e Ruy Carneiro (PSDB). Deram voto contrário os deputados Damião Feliciano (PDT), Frei Anastácio (PT), Gervásio Maia (PSB), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Wellington Roberto (PL). Os demais se ausentaram da votação. (Confira ao final como votou cada um deles)

Para ser aprovada, a PEC precisava de 308 votos favoráveis e em dois turnos de votação. Como ele não passou nem na primeira rodada, o presidente da Casa, Arthur Lira, determinou o arquivamento da matéria.

Tramitação

A votação foi iniciada após a votação de requerimento que solicitou a quebra do intervalo de duas sessões após a publicação do parecer da comissão especial para incluir a PEC na Ordem do Dia, como prevê o Regimento Interno da Casa. A proposta foi aprovada por 292 votos a 43, com uma abstenção.

A PEC foi rejeitada em comissão especial na última sexta-feira (6), por 22 votos a 11, mas o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), decidiu colocá-la em votação pelo plenário. Segundo o parlamentar, os pareceres de comissões especiais não são conclusivos e a disputa em torno do tema “já tem ido longe demais”.

Veja como votaram os deputados da Paraíba na PEC do Voto Impresso:

Damião Feliciano PDT – Não

 Edna Henrique PSDB – Sim

 Frei Anastacio Ribeiro PT – Não

 Gervásio Maia PSB – Não

 Julian Lemos PSL – Sim

 Pedro Cunha Lima PSDB – Não

 Ruy Carneiro PSDB – Sim

 Wellington Roberto PL – Não

 Total Paraíba: 8

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe