As movimentações na Câmara Municipal de João Pessoa nesta terça-feira (25), mais uma vez registraram opiniões divergentes sobre a mudança de nomes de bairros e ruas da capital ligados a personagens da ditadura. Os vereadores Elisa Virginia (PP) e Marcos Henriques (PT) estão em lados opostos nesse debate e destacaram questionamentos durante entrevista à rádio Correio 98 FM.
Para a vereadora Elisa, que é contra a mudança, os nomes que serão propostos para substituir os atuais não podem ser ligados as ideologias da esquerda. “Quais são os nomes que estão sendo propostos pela esquerda? Porque foi a esquerda que praticamente encabeçou essa luta, né? Será Marielle Franco? Será Chê Guevara? A gente vai poder botar um Olavo de Carvalho, por exemplo? Então assim, eu sou totalmente contra a gente redefinir ou redesenhar a história”, afirmou a parlamentar.
Do outro lado da questão, Marcos Henriques (PT) defende mudança como forma de reparação democrática. “Você está depondo contra a democracia, a partir do momento em que deixa o nome de um ditador em algum tipo de logradouro e de rua. Então, acho que é necessária essa mudança. A Comissão da Verdade já mandou o seu relatório apontando pra isso e é isso que a gente vai defender”, argumentou Henriques..
Na última sexta-feira, o Ministério Público da Paraíba deu 15 dias para Prefeitura de João Pessoa propor mudanças em nomes de bairros e ruas que homenageiam a ditadura. Em orientação alinhada com Defensoria Pública do Estado, está sendo solicitada a renomeação de 11 espaços, incluindo bairros, avenidas e uma escola.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O nosso mundo começou lá no Éden e ali já éramos uma família Adão, Eva,…
Confesso que o anúncio feito por um jornalista do portal Metrópoles, depois confirmado pelo próprio…
O feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta segunda-feira (8), provoca mudanças no funcionamento…
O Campinense começou bem a pré-temporada e venceu o Retrô-PE por 2 a 0, na…
Na manhã deste domingo (07), policiais do 5º BPM prenderam um suspeito em flagrante por…
Um tiroteio deixou um comerciante ferido e provocou correria no inicio da tarde deste domingo…