Preferência de eleitores é que haja debate entre os candidatos
Para a maioria dos eleitores, 55%, a campanha deste ano deveria se concentrar nos debates políticos, segundo pesquisa realizada pelo DataSenado para avaliar o comportamento do eleitor brasileiro. Essa informação revela a expectativa do eleitorado de conhecer mais profundamente o pensamento e propostas dos candidatos que naturalmente ficam mais expostos no transcorrer do debate.
Essa também é uma forma de comunicação mais direta e objetiva com a população, onde o enfrentamento de pontos de vista é a tônica do embate. Comícios e passeatas, antes tão populares entre candidatos e eleitores, perderam prestígio na opinião da população.
Agora, apenas 15% dos entrevistados afirmaram que os candidatos deveriam focar suas campanhas nessa forma de comunicação.
PESQUISAS
Segundo o levantamento do DataSenado, ainda, o resultado das pesquisas eleitorais não é um fator decisivo para a maior parte da população na hora de decidir o seu voto. 59% dos entrevistados afirmaram que “nunca” levam em conta os resultados das pesquisas na hora da urna, no entanto, percebe-se que a decisão de não considerar os resultados das pesquisas na definição do voto aumenta de acordo com o grau de escolaridade do eleitor, chegando a 77% das pessoas com nível superior.
A internet, ao contrário do que os principais analistas preconizaram, não tem representado grande diferencial nessa campanha.
Embora, 76% dos entrevistados afirmam que sua importância será maior nesse pleito do que no de 2006, e que 51% declaram que ela será “muito importante” nessa eleição, a realidade mostra que na hora de buscar informações a internet é o meio preferido por apenas 15% dos eleitores.
Entre os jovens de 16 a 19 anos, esse índice sobe para 32%, posicionando-se como principal fonte de informação.
A influência da internet diminui à medida que aumenta a idade do respondente.
Jornal da Paraíba