A Paraíba o tempo todo  |

Eleitores preferem que haja debate. Expectativa é conhecer propostas

Preferência de eleitores é que haja debate entre os candidatos. Expectativa é conhecer melhor as propostas dos candidatos

Preferência de eleitores é que haja debate entre os candidatos

Para a maioria dos eleitores, 55%, a campanha deste ano deveria se concentrar nos debates políticos, segundo pesquisa realizada pelo DataSenado para avaliar o comportamento do eleitor brasileiro. Essa informação revela a expectativa do eleitorado de conhecer mais profundamente o pensamento e propostas dos candidatos que naturalmente ficam mais expostos no transcorrer do debate.

Essa também é uma forma de comunicação mais direta e objetiva com a população, onde o enfrentamento de pontos de vista é a tônica do embate. Comícios e passeatas, antes tão populares entre candidatos e eleitores, perderam prestígio na opinião da população.

Agora, apenas 15% dos entrevistados afirmaram que os candidatos deveriam focar suas campanhas nessa forma de comunicação.

PESQUISAS

Segundo o levantamento do DataSenado, ainda, o resultado das pesquisas eleitorais não é um fator decisivo para a maior parte da população na hora de decidir o seu voto. 59% dos entrevistados afirmaram que “nunca” levam em conta os resultados das pesquisas na hora da urna, no entanto, percebe-se que a decisão de não considerar os resultados das pesquisas na definição do voto aumenta de acordo com o grau de escolaridade do eleitor, chegando a 77% das pessoas com nível superior.

A internet, ao contrário do que os principais analistas preconizaram, não tem representado grande diferencial nessa campanha.

Embora, 76% dos entrevistados afirmam que sua importância será maior nesse pleito do que no de 2006, e que 51% declaram que ela será “muito importante” nessa eleição, a realidade mostra que na hora de buscar informações a internet é o meio preferido por apenas 15% dos eleitores.

Entre os jovens de 16 a 19 anos, esse índice sobe para 32%, posicionando-se como principal fonte de informação.

A influência da internet diminui à medida que aumenta a idade do respondente.

 

Jornal da Paraíba

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe