Categorias: Política

Eleitores paraibanos podem inscrever projetos para participar de teste público das urnas

PUBLICIDADE

As paraibanas e os paraibanos interessados em participar do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025, conhecido como Teste da Urna, já podem inscrever seus projetos. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 18 de julho, por meio da página oficial do evento. O edital de convocação foi publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 27 de junho, no Diário da Justiça Eletrônico (DJE). A iniciativa ocorrerá de 1º a 5 de dezembro, em espaço reservado na sede do Tribunal, em Brasília.

Realizado no ano anterior às eleições, o teste traz a participação e colaboração de especialistas na busca por fragilidades ou pontos de melhoria na urna eletrônica e nos sistemas eleitorais, que, uma vez identificados, serão resolvidos – e testados – antes da realização das eleições.

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), José Vinícius Veloso Alves, ressaltou o caráter colaborativo do Teste Público, lembrando que os planos de teste selecionados têm acesso ao código-fonte, ao hardware da urna e aos sistemas de transmissão de resultados. Os resultados dessas análises, inclusive tentativas de invasão, são publicados e utilizados para promover melhorias nos sistemas, que são implementadas antes do pleito e verificadas em uma segunda rodada de testes no ano eleitoral. 

“Esse ciclo contínuo de testes e retestes, com participação da sociedade e de especialistas externos, reforça a segurança e a confiabilidade do nosso sistema eletrônico de votação. Ele não é resultado de um trabalho isolado da Justiça Eleitoral, mas sim de um esforço coletivo, que reúne instituições públicas, acadêmicos e interessados em contribuir para a integridade do processo eleitoral brasileiro”, declarou o secretário.



Audiência Pública


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu, na tarde desta quarta-feira (2), uma audiência pública virtual para apresentar e esclarecer as regras do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025, conhecido como Teste da Urna. O encontro ocorreu das 14h às 15h e pôde ser acompanhado ao vivo pelo canal oficial da Justiça Eleitoral no Youtube.


A audiência foi presidida pelo juiz auxiliar da Presidência do TSE, Júlio Ferreira de Andrade, e contou com a participação do secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Júlio Valente, responsável por conduzir as explanações sobre os procedimentos do Teste da Urna. Também integraram a mesa o chefe da Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral, Rafael Azevedo, o chefe da Seção de Voto Informatizado, Rodrigo Coimbra, e o chefe da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados, Alberto Cavalcante.

Na ocasião, foram destacados os objetivos do Teste Público, que busca fortalecer a segurança, a transparência e a confiabilidade do sistema eletrônico de votação e apuração. Conforme ressaltado durante o evento, as urnas eletrônicas e os sistemas eleitorais que serão utilizados nas Eleições Gerais de 2026 passarão por diversas etapas de auditoria e fiscalização antes, durante e após o pleito.

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), José Vinícius Veloso Alves, acompanhou a audiência e destacou a importância da iniciativa como ferramenta essencial para a transparência e o aprimoramento constante dos sistemas utilizados nas eleições. Segundo ele, o evento é mais uma oportunidade para dar visibilidade aos sistemas, à urna eletrônica e a todas as tecnologias envolvidas no processo eleitoral. 

“Além de garantir transparência, o Teste da Urna funciona como um mecanismo permanente de aperfeiçoamento da segurança, pois abre os sistemas para pesquisadores, órgãos públicos e até cidadãos comuns que queiram propor e executar testes em aspectos específicos da segurança eleitoral”, afirmou.

Integridade


Ao promover uma avaliação dos sistemas eleitorais aberta e participativa, o TSE busca garantir, de maneira permanente, que as eleições ocorram de forma segura, transparente e confiável, reafirmando a credibilidade do sistema eletrônico de votação e apuração perante a sociedade.  

O Teste da Urna é uma oportunidade para especialistas em segurança da informação, bem como representantes da sociedade civil avaliarem os sistemas utilizados na eleição para que possam sugerir melhorias e contribuir para o seu contínuo aperfeiçoamento.

Essa será a oitava edição do Teste da Urna, que ocorre desde 2009 e está regulamentado pela Resolução TSE nº 23.444/2015. Especialistas em segurança da informação e representantes da sociedade civil poderão, mais uma vez, avaliar os sistemas e contribuir para seu aprimoramento, fortalecendo a integridade e a confiança nas eleições brasileiras.

Ascom TRE-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Igreja em Mangabeira é alvo de nova tentativa de furto da fiação elétrica

A Paróquia Jesus Cristo Rei, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, foi alvo…

30 de dezembro de 2025

Tenente-coronel da PM denuncia importunação sexual pelas redes sociais

A comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, tenente-coronel Viviane Vieira, tornou público nesta…

30 de dezembro de 2025

Jovem é agredido com garrafa de vidro em bar no Bessa, em João Pessoa

Na noite dessa segunda-feira (29), um jovem de 19 anos foi ferido no rosto após…

30 de dezembro de 2025

Oposição articula ofensiva e Cabo Gilberto reafirma que oposição seguirá protocolando pedidos de impeachment contra Moraes

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Cabo Gilberto (PL) revelou detalhes da reunião…

30 de dezembro de 2025

Réveillon: remoção de tendas da orla de JP tem que ser feita até às 8h do dia 1º

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), responsável pela fiscalização do uso do solo público na…

30 de dezembro de 2025

VLTs operam em horário diferenciado no fim de ano em João Pessoa

Os VLTs de João Pessoa terão funcionamento em horário especial durante o período de Ano…

30 de dezembro de 2025