Eleitores de Boqueirão e de Mãe D’Água voltam as urnas esta semana em novas eleições para vereador

PUBLICIDADE

Novas eleições na Paraíba. Mais de 19 mil eleitores dos municípios de Boqueirão e de Mãe D’Água devem ir às urnas no próximo domingo (12) para eleger novos vereadores vereador. As Eleições Suplementares acontecem após a cassação dos mandatos dos anteriores titulares dos cargos. São 15.251 eleitores em Boqueirão e 3.782 em Mãe D’Água.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, estarão aptos a votar os eleitores de Boqueirão e Mãe D’Água inscritos nas 62ª e 30ª Zonas Eleitorais, que estiverem em situação regular no Cadastro Nacional de Eleitores até 14 de junho de 2023, conforme Art. 16 da Resolução TRE-PB nº 22/2023.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cassou o mandato de oito vereadores eleitos pelo PSD e Progressistas, além dos suplentes, no município de Boqueirão. Além da cassação, a Corte determinou a realização de novas eleições. A Câmara tem onze vereadores. Os outros eleitos, que permaneceram no cargo, são do PTB.

O PSD e o Progressistas foram denunciados por uso de candidaturas femininas fictícias para cumprir a cota nas Eleições 2020. O PSD conseguiu eleger cinco vereadores e o Progressistas três. Perdem os cargos os seguintes vereadores: Fábio Rodrigues (PSD); Josinaldo Porto (PSD); Lito Durval (PSD); Luciano Lga (Progressistas); Mikael Leal (Progressistas); Paulo César (PSD); Tácio (Progressistas); e Teta (PSD).

Também em julho, o TRE-PB determinou a realização de novas eleições para o cargo de vereador em Mãe D’Água, no Sertão do estado. A fraude, que acontece com o uso fictício de candidaturas femininas para burlar a cota de gênero, foi cometida pelo Republicanos, segundo o processo, mas a Corte entendeu que a ação afetou todos os partidos e o pleito para vereador por completo.

Com a decisão, perderam os mandatos os seguintes vereadores: Luciano Goga (Cidadania), Luiz Nunes (Republicanos), Kildemí Monteiro (Republicanos), Cledilson Cordeiro (Republicanos), Delma (Republicanos), Vandim Campos (Republicanos), Naldo Medeiros (Cidadania), Del de Rivaldo (Republicanos) e Nelson Pereira (Avante).

Na Paraíba, várias vereadores já tiveram os mandatos cassados por fraude na cota de gênero, o que obrigou a Justiça a realizar eleições suplementares para renovar as Câmaras Municipais.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ateliê Multicultural sofre 4º arrombamento em menos de um mês no Centro Histórico

O artista Elioenai Gomes, conhecido como Nai, denunciou que seu Ateliê Multicultural, localizado no Centro…

4 de janeiro de 2026

Mais de cem produtos vencidos são apreendidos em supermercado de CG

O Procon de Campina Grande apreendeu na última sexta-feira (02), um total de 108 produtos…

4 de janeiro de 2026

Efraim Filho admite possibilidade de acordo com Cícero em eventual 2º turno: “Se o compromisso for recíproco”

O senador Efraim Filho promoveu nesse sábado (03), em Cabedelo, uma confraternização com aliados políticos…

4 de janeiro de 2026

Adolescente de 16 anos é morta dentro de casa em João Pessoa

Uma adolescente de 16 anos foi morta a tiros dentro da própria residência, localizada no…

4 de janeiro de 2026

João Azevêdo condena ataques à Venezuela e defende a soberania e a paz: “A força nunca vai substituir a diplomacia”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, se pronunciou neste sábado (03) sobre os ataques realizados…

4 de janeiro de 2026

Adriano Galdino critica ação militar dos EUA na Venezuela e alerta para risco ao Direito Internacional

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), manifestou preocupação com…

4 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464