Categorias: Política

Eleitor faltoso tem até o dia 6 de maio para se justificar; na PB, 16 mil podem ter título cancelado

PUBLICIDADE

Teve início na última sexta-feira o prazo para que o eleitor brasileiro que não votou nas últimas eleições regularize sua situação junto à Justiça Eleitoral. Até o dia 6 de maio, quem não compareceu aos últimos três pleitos eleitorais deve procurar um cartório eleitoral e resolver a pendência, sob o risco de ter seu título eleitoral cancelado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com o título cancelado, o eleitor não pode, por exemplo, tirar passaporte e até ficar sem receber salário (veja todas as sanções no quadro).

A justiça considera “eleitor faltoso” quem não votou, nem justificou a ausência nos três últimos pleitos regulares ou suplementares, sendo cada turno considerado uma eleição. Assim, o eleitor que não compareceu às urnas, nem justificou, no 1º e no 2º turno da eleição 2018, já está com duas faltas. Se além destes, faltou a um único turno sequer, já está na lista dos faltosos, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral (www. tre-pb.jus.br).

Para ficar em dia com a justiça, o eleitor deve conferir se seu nome consta nessa lista. Em caso afirmativo, deve se dirigir ao cartório eleitoral da sua cidade, portando RG ou documento oficial, com foto, que comprove a identidade do eleitor. Caso haja, também deve apresentar o título eleitoral (e-Título também vale); comprovante de votação ou justificativa e ainda o de recolhimento de multa (ou de dispensa de recolhimento).

O provimento, assinado em fevereiro pelo ministro Jorge Mussi, corregedorgeral da Justiça Eleitoral, também determina que, aos que se encontravam fora do país nos últimos três pleitos e que, por ventura, nem votaram nem justificaram o voto, estes deverão procurar o cartório eleitoral em até 30 dias a contar da data de retorno ao Brasil. Caso ainda não tenha voltado, deve enviar a justificativa pelos Correios.

Situação na Paraíba – De acordo com dados divulgados pelo TSE, a Paraíba tem mais de 16 mil eleitores que podem ter o título de eleitor cancelado, caso não regularize a situação junto à justiça eleitoral. Em todo o país, 2,6 milhões de eleitores correm o risco de perder o título. Com 6.216 faltosos, João Pessoa concentra o maior número de eleitores irregulares. Já Campina Grande possui 2.335 eleitores com pendência na Justiça Eleitoral. No ranking nacional, a Paraíba é o quarto estado com menor número de eleitores faltosos, atrás somente de Roraima, Acre e Amapá.

 

 

Redação

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na terça

A posse de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo está prevista para acontecer na próxima…

18 de dezembro de 2025

Paraiba aparece em 1º lugar no Brasil como estado com menor custo de energia elétrica

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, com base em intormações da ANEEL (Agência Nacional…

18 de dezembro de 2025

Governador afirma que aproximação de Nabor com lideranças da oposição está sendo tratada internamente

O governador João Azevêdo (PSB), afirmou nesta quinta-feira (18), que a aproximação do prefeito de…

18 de dezembro de 2025

Branco Mendes minimiza ataques de Tião Gomes contra Pollyanna Dutra

O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) minimizou, nesta quinta-feira (18), as críticas pesadas feitas por…

18 de dezembro de 2025

RC afirma que não será convencido por Lula a apoiar candidatura de João Azevedo ao Senado

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) afirmou, nesta quinta-feira (18), que não será convencido pelo presidente…

18 de dezembro de 2025

Prefeitura no Agreste lança edital de concurso com mais de 130 vagas e salários de até R$ 4 mil

A Prefeitura de Serraria, no Agreste paraibano, publicou edital para realização de concurso público com…

18 de dezembro de 2025