Categorias: Política

Eleições vão custar R$ 4,7 mi na Paraíba

A Justiça Eleitoral paraibana vai investir R$ 4,7 milhões “que serão utilizados no período eleitoral 2010 para garantia de um pleito limpo e justo entre os candidatos, conforme preconiza a legislação”, divulgou nesta quinta-feira, dia 13, o desembargador Genésio Gomes Pereira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE).

Uma reunião com os candidatos ao Governo, Assembleia e Senado também está prevista. “Chamaremos todos para o diálogo, orientação e cumprimento da lei”, revela Genésio.

A estimativa é de 40 mil pessoas estejam envolvidas com o trabalho nas 9 mil sessões eleitorais no Estado. “Agora dispomos de 10,2 mil urnas, mas devemos receber novas unidades ainda neste primeiro semestre”, sinaliza o desembargador. O alerta de Genésio Gomes se concentrou em algumas mudanças pontuais no sistema de votação nas urnas que registrarão votos para seis cargos eletivos.

De acordo com ele, a ordem de votação está alterada este ano em todas as urnas de votação, incluindo as biométricas. “Na sequência o eleitor votará no deputado estadual, deputado federal, , senadores 1 e 2, governador e presidente da República. E além das fotos dos candidatos ainda aparecerá no monitor da urna as fotos do vice-governador e vice-presidente e também dos 1º e 2º suplentes dos deputados e senadores”, esmiuçou. “Antes a ordem era primeiro o voto no deputado federal, e depois estadual”, completa.

“Votou”Outro ressalva é que o leitor não destine os dois votos para a senatória em um único candidato. “Se os votos forem iguais, no mesmo candidato, o segundo será anulado automaticamente”, avisa. O eleitor terá o voto confirmado, após ser exibida na tela a expressão “votou”, “antes ao concluir a votação a urna exibia a palavra fim”, diferenciou Genésio. De acordo com o Tribunal Regional, a partir de hoje, o leitor paraibano pode simular o voto no site www.tre-pb.gov.br.

“Os nomes e os números serão fictícios, apenas para o eleitor se acostumar com as mudanças. Os paraibanos também podem se dirigir aos postos daJustiça eleitoral nos cartórios, central de atendimento ao eleitor e no próprio TRE para tirar dúvidas, assegura o desembargador. Foi apresentado também o sistema biométrico com identificação pela digital do eleitor, implantado em Pedras de Fogo e Cabedelo já no pleito de outubro e estendido por toda Paraíba em 2012. “Este sistema é mais seguro e garante que ninguém vote no lugar de outro. É um grande avanço para todo território brasileiro”, salienta.
 

 

Jornal O NOrte

Últimas notícias

Cotado, Galdino reforça que não foi procurado sobre vice e mantém nome no radar para vaga no TCE

Cotado para integrar a chapa majoritária de 2026, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba…

10 de fevereiro de 2026

“Não há pressa”, defende Daniella Ribeiro sobre definição para escolha do vice na chapa governista

A senadora Daniella Ribeiro (PP), mãe do vice-governador e pré-candidato do Governo do Estado, Lucas…

10 de fevereiro de 2026

Inácio diz que cargos ocupados por Johnny Bezerra pertencem ao governador e volta a criticar imaturidade política do médico

O pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB, Inácio Falcão, voltou a fazer duras críticas ao…

10 de fevereiro de 2026

PRF alerta para mudança de tráfego na BR-230 em Campina Grande para realização de serviços de pavimentação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa aos usuários da BR-230/PB que, a partir das 8h…

10 de fevereiro de 2026

João Azevêdo abre Ano Letivo e anuncia Escolas Cívico-militares e Escola do Corpo de Bombeiros

O governador João Azevêdo abriu, no fim da manhã desta terça-feira (10), em solenidade ocorrida…

10 de fevereiro de 2026

Jovem de 21 anos é presa pela Polícia Federal, em Campina Grande, com mais de mil comprimidos de Ecstasy

A Polícia Federal, nesta terça-feira (10/02), realizou a prisão em flagrante de uma mulher de…

10 de fevereiro de 2026