A Paraíba o tempo todo  |

Eleições para prefeito de Campina, em 1982

Eleição para prefeito de Campina Grande em 1982

As Eleições de 1982 ficariam marcadas na nossa história política, em virtude de ser o primeiro passo a uma redemocratização de fato do país. Mesmo assim, algumas regras, hoje absurdas, foram implantadas, como por exemplo, a proibição de coligações; os eleitores deveriam votar em candidatos do mesmo partido para todos os cargos; só era válido voto no candidato; não se poderia votar só no Partido, entre outras estranhas modalidades.

A ARENA, o partido da Ditadura Militar, passou a ser “PDS – Partido Democrático Social”, o MDB seria “PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro”. Seriam criados alguns partidos, os quais se destacavam o “PT – Partido dos Trabalhadores”, o “PDT – Partido Democrático Trabalhista” e o “PTB – Partido Trabalhista Brasileiro”.

No começo de 1982, o clima em Campina Grande era de certo acirramento político. Enivaldo Ribeiro ainda era o prefeito, vindo de uma boa administração, mesmo sendo alvo de algumas críticas devido principalmente ao lixo, que estava se acumulando na cidade. Todavia, sua administração em geral foi boa, muito em virtude dos financiamentos federais, conquistados pela habilidade política de Enivaldo. Com esse poder de fogo, tentaria eleger seu sucessor, o então reitor da Furne (UEPB), Vital do Rego.

 ""
""

Ronaldo Cunha Lima

""

Como oposição, o nome de um ex-prefeito da cidade, Ronaldo Cunha Lima, que mesmo a contragosto (dizem que foi Raymundo Ásfora quem convenceu Ronaldo a ser candidato), aceitou ser o pretendente principal do PMDB. Era a tentativa de Cunha Lima de voltar a ganhar uma disputa em Campina Grande, 14 anos após sua cassação. “Não há honra maior do que ser convocado pelo seu povo”, disse Ronaldo à época.

""

A priori, os candidatos do PMDB seriam Ronaldo e José Luiz Júnior. Porém, após convenção realizada no auditório do Convento de São Francisco, como vice foi escolhido o nome do bancário Antônio Carvalho.

Já no PDS, nomes como Francisco Buega Gadelha e o do ex-prefeito Williams Arruda chegaram a ser cogitados, porém o consenso recaiu no nome de Vital do Rego, que teria como vice José Buarque de Gusmão Neto. Ao Diário da Borborema, Vital relatou o seguinte: “Minha candidatura se deve ao apoio que o Governo do Estado dera à juventude de Campina através da FURNE”.

 

O interessante ao se pesquisar a história dessas eleições de 1982, foi o uso pelos candidatos da TV Borborema. Foi lá, que tanto Vital do Rego, como Ronaldo Cunha Lima, se declararam candidatos. Pena, que tais registros históricos não existam mais.

Ainda eram candidatos nessa eleição de 82, Moisés Lira Braga, Edgar Afonso Malagodi, Geraldo de Magela Barros, Manoel Joaquim Barbosa e Hermano Nepomuceno, todos ilustres coadjuvantes.

As eleições que se realizaram em 15 de novembro de 1982, foi umas das mais movimentadas de nossa história política. Vários comícios foram realizados. Um desses em especial, pelo lado de Ronaldo Cunha Lima, felizmente temos em nosso arquivo. Trata-se do discurso proferido pelo então candidato no comício de encerramento da campanha, áudio do acervo de José Alves de Sousa, ex-vereador de nossa cidade eleito pelo PMDB nessa eleição, com 1.282 sufrágios. A seguir, um trecho em áudio, concedido com exclusividade:

""

No dia 16 de novembro de 1982, o Diário da Borborema publicou o seguinte: “O clima foi de intensa expectativa por todo o dia de ontem em Campina Grande. Os eleitores de Ronaldo Cunha Lima, do PMDB, e Vital do Rego, do PDS, trocaram empurrões e insultos em quase todas as seções, tendo-se registrado casos mais sérios no Posto de Saúde, no Grupo Escolar Murilo Braga, na Liberdade, no Colégio Estadual da Prata e na Escola Assis Chateaubriand, no Bairro de José Pinheiro. Os dois principais candidatos à Prefeitura de Campina Grande, Vital e Ronaldo, comportaram-se de maneira diversa ontem. Ronaldo passou o dia inteiro percorrendo as seções, enquanto Vital passou várias horas no gabinete do prefeito Enivaldo Ribeiro. Ronaldo votou às 10h45min, na 1ª seção que funcionou no Colégio Pio XI, mas Vital deixou de votar. Ele acertou com os repórteres que votaria entre 16 e 17 horas no Colégio Alfredo Dantas, mas houve um incidente com sua irmã, srª. Bernadete Mesquita Vital do Rego, na Faculdade de Administração, e ele não depositou seu voto na urna. Segundo seus assessores, a irmã do candidato foi vítima de uma violenta agressão, partida de partidários do PMDB quando pedia votos para Vital”.

As apurações foram iniciadas no dia 16 de novembro, no Ginásio César Ribeiro, de propriedade do Campinense Clube. Desde o início das apurações, a tendência pró-Ronaldo se confirmou e ao final, quatorze anos depois, Ronaldo Cunha Lima voltava a ser prefeito da cidade.

Resultado das eleições para Prefeito:

Ronaldo Cunha Lima – PMDB – 40.679 votos

Antônio Vital do Rego – PDS – 28.625 votos

Moisés Lira Braga – PDS – 2.067 votos

Edgar Afonso Malagodi – PT – 571 votos

Geraldo de Magela Barros – PDS – 191 votos

Manoel Joaquim Barbosa – PMDB – 65 voltas

Hermano Nepomuceno – PMDB – 12 votos

 

Finalizando nossa volta a 1982, um trecho do jingle utilizado por Ronaldo Cunha Lima na sua histórica vitória (Acervo de J. Alves):
 

Veja Também – Fotos da Campanha de Ronaldo:

Recebemos as fotos abaixo do amigo do blog "Tataguaçu" José Ezequiel Barbosa Lopes. Os registros históricos, que mostram parte da campanha de Ronaldo Cunha Lima para prefeito nos anos 80 do século passado, foram frutos de uma pesquisa desenvolvida por José Marciano Monteiro.

""""""""

 
""""
""""
""""
""
 

 

PB Agora


Fontes Utilizadas:

– Blog Retalhos históricos de Campina Grande

-Diário da Borborema (Coleção)

-Anuário de Campina Grande-1982-Grafset LTDA

-Acervo Particular de José Alves de Sousa

-Site do TRE

-Acervo de José Marciano Monteiro, cedido ao blog por José Ezequiel Barbosa Lopes

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe