A Paraíba o tempo todo  |

Eleições Municipais 2020: como funciona o segundo turno deste domingo?

Os eleitores de mais de 50 municípios brasileiros se preparam para definir neste domingo (29/11) quem comandará essas prefeituras pelos próximos quatro anos.

Quais são as regras que determinam como funciona o segundo turno das eleições?

Essa possibilidade só existe para municípios com mais de 200 mil eleitores, conforme prevê a Constituição. E o segundo turno só ocorre quando nenhum dos candidatos dessas cidades consegue, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos (ou seja, dos votos dados exclusivamente aos que disputam o cargo, excluindo brancos e nulos). Aí, disputam o segundo turno os dois candidatos a prefeito mais votados no primeiro turno.

57 municípios terão segundo turno em 2020

Em 2020, prefeitos de 57 cidades brasileiras vão ser escolhidos no segundo turno das eleições municipais — desse total, 18 são capitais. Veja aqui a lista completa dos municípios e candidatos na disputa.

O número corresponde a 60% do total de 95 municípios com mais de 200 mil eleitores onde havia a possibilidade de uma segunda rodada de votação neste ano.

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe