100% da biometria deve ser realidade apenas em 2018 na PB; nestas eleições 66% já votam com identificação digital
As eleições 2016 na Paraíba vão contar com 66% do eleitorado “biometrizado”, ou seja, com a identificação digital. A totalização do cadastramento do eleitorado do Estado deve ser realidade apenas em 2018, nas eleições estaduais. O prognóstico é do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargador José Aurélio da Cruz.
Ele garantiu que logo que for encerrado o pleito deste ano (primeiro e segundo turnos) fará os encaminhamentos à equipe de tecnologia do órgão para cadastrar os 44% dos eleitores paraibanos que ainda não passaram pelo processo biométrico. O presidente ainda destacou a importância do processo, já que dá mais celeridade à votação e extermina, de uma vez por todas, qualquer tentativa de burlar ao voto.
“Sem dúvida dará mais celeridade. Nós biometrizamos a maioria do eleitorado paraibano. Nós temos 66% das zonas eleitorais biometrizadas, espero que com isso seja mais agilizada as eleições e também a votação. A identificação do eleitor é preponderante para que o mesmo exercite o voto de maneira livre e consciente e acaba de uma vez com a burla do pleito, que era a última válvula de escape de tentativas de fraudes”, disse.
A expectativa é que todos os dados dos eleitores sejam cruzados, futuramente, em um documento único e o processo de biometria contribuirá com os dados dos cadastrados no quesito eleitoral, a fim de ser inserido em uma base de dados para um cadastro nacional.
Márcia Dias
PB Agora








