Categorias: Política

Eleições 2018: aferição de popularidade do Google Trends aponta liderança de João na web com 47%, seguido de Zé Maranhão, com 30%

PUBLICIDADE

Quando você quer informações sobre algum tema, você faz uma busca na internet, correto? Tudo está no Google. O mesmo ocorre com a política. E, para acompanhar o desempenho dos candidatos nesse universo on line, o PB Agora estreia nesta segunda-feira (17) a primeira matéria de análise de dados de redes sociais com foco na disputa pelo Governo da Paraíba.

O gigante digital disponibiliza uma ferramenta para identificar temas populares na rede, o Google Trends. Foi a partir desse instrumento e da apuração de dados que um levantamento feito pelo portal PB Agora entre os dia 15/09 até às 11h do dia 17/09, apontou o candidato do PSB, João Azevêdo, como o líder no número de buscas na web, nos últimos dias, atingindo uma marca de 47% em índices de procura de internautas.

Na vice-liderança, conforme a aferição, aparece o senador e também candidato ao Governo da Paraíba, Zé Maranhão (MDB), que atinge o percentual de 30% das buscas.

O candidato da oposição, Lucélio Cartaxo (PV) é o terceiro colocado no número de buscas na Web. Ele aparece com 10% das pesquisas de buscas aferidas pelo Google Trends.

DADOS AJUDAM ESTRATÉGIAS

Para a maioria dos marqueteiros, as redes sociais são o grande diferencial da campanha eleitoral deste ano. Embora, na prática, ninguém saiba ao certo o peso que o mundo virtual terá nas urnas, nenhum candidato quer ficar para trás na internet.

É no mundo on-line a melhor forma de os políticos alcançarem seu público e interagirem com os eleitores.

Quando a curiosidade do eleitor é aguçada por uma matéria, propaganda ou evento, é natural que ocorra um aumento no volume de buscas no Google por um candidato.

Quanto maior a visibilidade, maior o potencial eleitoral. E maior o volume de buscas online sobre o político.

Segundo especialistas, 97% das buscas brasileiras são feitas através do Google. O gigante digital disponibiliza uma ferramenta para identificar temas populares na rede, o Google Trends.

Uma das excelentes funcionalidades é justamente essa comparação de volume de buscas por um político. Assim é possível comparar o desempenho do candidato com os seus adversários.

AFERIÇÃO DE POPULARIDADE X PESQUISA ELEITORAL

É importante deixar claro que esse levantamento não se trata de uma pesquisa eleitoral ou uma enquete.

Segundo explica a própria ferramenta, ‘Google Trends’, os números representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período. Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo.

Ainda segundo a ferramenta, Google Trends, a expressão: "pesquisa para governador da paraíba" também registrou um aumento repentino no mesmo período da aferição da popularidade de cada candidato.

Veja o gráfico com os três primeiros colocados nas útimas pesquisas:

Veja o gráfico com todos os candidatos a governo do estado da Paraíba:

 

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024