Categorias: Política

Efraim ou Ney: Ricardo lavou as mãos mesmo?

O prazo para o fechamento das chapas e candidaturas que vão concorrer nas eleições de outubro esgota-se às 19h desta segunda-feira, dia 5. E o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba – TRE-PB já avisou que não haverá prorrogação. Ou seja: o ‘moído’ do fechamento da chapa de Ricardo Coutinho – majoritária e proporcionais – terá que ser resolvido até lá.

Há problemas, por exemplo, em relação à manutenção da candidatura da esposa do deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB), Eva Gouveia (PTN) à Assembléia Legislativa. Esta candidatura fez parte do acordo para que Rômulo aceitasse a vice de Ricardo Coutinho. Porém, após a decisão tomada e anunciada, apareceram as resistências a Eva.

Há, também, resistências em relação à candidatura de Romero Rodrigues (PSDB) à Câmara Federal. Romero, nos dias que antecederam a convenção tucana, disse que abria mão de Brasília para tentar a reeleição. Porém, diante do novo cenário, sem a presença de Rômulo como candidato à reeleição, reconfirmou sua candidatura a deputado federal, o que provocou resistências e ameaças. Sobretudo por parte de PP e PDT.

Mas o grande problema mesmo gira em torno da decisão sobre o companheiro de chapa do ex-governador Cássio Cunha Lima: Efraim Moraes ou Ney Suassuna? Claro que ainda há dúvidas em relação à manutenção da candidatura de Cássio. Mas esse é outro moído. A decisão entre Efraim e Ney é mais urgente.

Neste final de semana Ricardo Coutinho deu entrevista e disse que não vai se meter. “Eu não tenho dúvida alguma de que vai prevalecer o consenso”, disse o ex-prefeito da capital, esquivando-se de interferir na disputa. Mas não é isso o que tem ocorrido…

O que se sabe é que o próprio Ricardo Coutinho trabalha para ‘rifar’ Efraim e confirmar Ney na chapa. E tem atuado nos bastidores para que isso ocorra. Ney, sabendo disso, anunciou para toda a imprensa que tem o apoio de Ricardo Coutinho e do próprio Duda Mendonça – marqueteiro da chapa – para forçar a barra. Usou o nome dos dois e não houve o desmentido.

Tanto que o próprio Efraim deu um cheque-mate em Ricardo Coutinho, exigindo dele que tomasse uma posição e desautorizasse Ney a continuar com a intenção. E o Mago fez isso? Claro que não.

Ricardo acha que a situação de Efraim pode se complicar, o que traria problemas para a chapa toda. Além do mais, ele e Duda Mendonça são da opinião de que os problemas enfrentados por Ney na campanha passada – quando o então senador foi acusado de integrar a chamada Máfia dos Sanguessugas – já foram diluídos com o tempo.

Então, à ótica de Ricardo, seria melhor a presença de Ney na chapa, com Efraim perdendo a parada. O que se sabe é que Efraim e Ney trabalham nos bastidores para ganhar a condição de candidato ao Senado. Quem levará a melhor? Na segunda saberemos…

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

15 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

15 de fevereiro de 2026

Cabo Gilberto sinaliza reeleição, recebe apoio de Bolsonaro ao Senado e é visto por Queiroga como opção de “vice nordestino”

O presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

15 de fevereiro de 2026

Hervázio Bezerra reforça apoio a Cícero, nega conflito com João Azevêdo e deixa claro: “Não tenho nada contra Lucas”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) voltou a movimentar o debate político ao publicar, neste…

15 de fevereiro de 2026

Cantor Ranniery Gomes tenta salvar animal e é resgatado pela Marinha na Praia do Jacaré

O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…

15 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

15 de fevereiro de 2026