O senador Efraim Filho (União Brasil–PB) negou qualquer exclusão do ex-deputado federal Major Fábio Rodrigues (Novo) na formação da chapa majoritária da direita paraibana visando as eleições de 2026. Durante entrevista ao programa Correio Debate, da rádio Correio 98 FM, nesta quarta-feira (15), o senador adotou um tom conciliador e reafirmou que há diálogo aberto com o Partido Novo.
“O Novo sabe que tem em nós uma mão estendida e um canal aberto de diálogo. Já conversamos nesta semana e, inclusive, tivemos uma importante vitória em Brasília na pauta de redução de impostos — uma agenda comum entre mim e o Novo”, afirmou Efraim.
O senador destacou que há espaço para uma construção conjunta e mencionou nomes do campo conservador que podem compor a chapa: “Vejo espaço para nomes como o pastor Sérgio, José Carneiro, Major Fábio. Podemos, sim, ter o Novo conosco nessa caminhada até 2026. É uma parceria de mão dupla que pode se concretizar.”
A fala de Efraim responde às declarações recentes de Major Fábio, que se lançou pré-candidato ao Senado pelo Partido Novo e vinha cobrando maior definição e inclusão por parte do grupo liderado por PL e União Brasil. A primeira vaga ao Senado já tem nome certo: Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde, confirmado pelo PL. A segunda vaga, no entanto, segue indefinida.
Major Fábio tem buscado fortalecer seu nome como representante da ala mais conservadora e religiosa do bolsonarismo na Paraíba, com atuação voltada ao público evangélico, às bases militares e ao eleitorado do interior.
Com duas cadeiras ao Senado em disputa em 2026, a formação da chapa da direita é considerada estratégica. Efraim Filho é cotado como pré-candidato ao Governo do Estado e deve liderar o palanque bolsonarista. A definição completa da chapa, segundo aliados, só será feita mais adiante, com base em pesquisas de opinião e articulações entre União Brasil, PL, Novo e outras siglas do campo conservador.
Redação








