Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
O senador Efraim Filho (União Brasil) justificou nesta quinta-feira (26), o seu voto favorável ao projeto que amplia o número de deputados na Câmara Federal de 513 para 531 parlamentares, 18 a mais que a quantidade atual. Durante entrevista à rádio Correio 98 FM, Efraim afirmou que a decisão foi tomada em defesa da Paraíba, pela possibilidade do estado perder cadeiras no Congresso Nacional.
“Se fosse reduzir da Paraíba para fazer economia, até se pensaria, mas o pior é que estavam tirando da Paraíba para passar para outros estados. Estados como o Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina iriam ganhar deputados e a Paraíba perdendo. Então, o nosso voto foi para dizer que a Paraíba fica como está, mantendo as suas vagas, preservando recursos, preservando investimentos que fazem a diferença na vida das pessoas”, explicou Efraim.
O senador ainda ressaltou que a redução de cadeiras implicaria diretamente na diminuição do repasse de recursos federais, afetando obras e programas importantes no estado.
“Quantas UBS já ajudaram a salvar vidas? Por exemplo, os recursos que eu particularmente levei para fazer o Hospital Metropolitano, que já salvou tantas vidas na Paraíba. Então, perder essas vagas era prejuízo para o Estado, e foi isso que conduziu o nosso voto: A defesa da Paraíba, do nosso povo, da nossa terra, da nossa gente, em primeiro lugar”, enfatizou.
A proposta aprovada no Congresso prevê uma readequação no número de cadeiras da Câmara dos Deputados, com base nos dados mais recentes do censo populacional. Sem a ampliação geral do número de parlamentares, a Paraíba corria o risco de perder duas vagas, que seriam acrescentadas aos estados que registraram crescimento demográfico.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…
O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…
A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…
As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…