Categorias: Política

Efraim Filho minimiza rejeição à federação entre Republicanos, PP e União: “Vontade dos partidos é de permanecer independentes”

PUBLICIDADE


A bancada federal do Republicanos no Congresso Nacional decidiu rejeitar a federação com o União Brasil e Progressistas, frustrando os planos da liderança do centrão, que visavam formar um bloco com mais de 150 deputados e 17 senadores. A decisão foi tomada durante uma reunião entre parlamentares e repercutiu entre os envolvidos.

Em entrevista nesta quinta-feira (06), o senador do União Brasil, Efraim Filho, comentou sobre o posicionamento do Republicanos, afirmando que a decisão foi movida pela busca de independência dos partidos. “Só acredito que a vontade dos partidos é de permanecerem independentes e estarem ligados necessariamente por uma federação, com cada um seguindo seu próprio rumo ou com a possibilidade de ter seu próprio candidato”, afirmou Efraim.

Na visão de Efraim, na atual conjuntura, os partidos preferiram ter independência para seguir seus projetos, o que não significa que eles possam formar uma aliança fora da federação.

    “Acho que foi uma decisão esperada. Desde o início a gente sempre falou que era uma discussão ainda muito prematura a nível de Brasília, e acredito que o caminho na Paraíba será esse, cada partido com o seu projeto. As conversas continuam, mas em termos de poder ou não haver alianças lá na frente e não necessariamente pela federação”, emendou.

    Em busca de mais detalhes, os deputados republicanos Hugo Mota, Murilo Galdino e Wilson Santiago foram procurados, mas não responderam aos questionamentos.

    Federação partidária

    Agora, a formação de uma federação partidária entre União Brasil, PP e Republicanos deve acontecer a partir de 2026. Essa é uma alternativa mais viável e deve ganhar força já nos próximos meses. Lideranças de cada partido indicaram que essa solução, além de respeitar a autonomia das legendas, pode consolidar a maior bancada da Câmara dos Deputados e redefinir alianças no tabuleiro político nacional.

    Desde 2023, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem sido um dos principais articuladores dessa federação. Ele destacou que a aliança poderá reunir até 200 deputados após a janela partidária de 2026, considerando que as siglas já somam atualmente 153 parlamentares.

    Resistências à fusão

    Apesar das vantagens em termos de representatividade, a fusão total entre os partidos esbarra em dois grandes desafios. O primeiro é a resistência das lideranças estaduais, que mantêm alianças locais muitas vezes divergentes das articulações feitas em Brasília. O segundo está relacionado às diferentes culturas e históricos das legendas. 

    Redação

    PUBLICIDADE

    Últimas notícias


    Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

    Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

    Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

    Familiares denunciam possível troca de corpos durante velório na cidade de Santa Rita

    Um caso chamou a atenção da imprensa paraibana na tarde de ontem (22), ocorre que…

    23 de janeiro de 2026

    Treze vence Pombal de virada e Campinense perde em casa para Nacional

    O Treze conquistou a segunda vitória no Campeonato Paraibano 2026 e segue 100% na competição.…

    23 de janeiro de 2026

    Levantamento nacional aponta João Pessoa como a segunda capital brasileira com maior valorização imobiliária em 2025

    Levantamento nacional divulgado ontem (22), pelo Instagram especializado em economia @econdescomplicada, elaborado Índice Fipezap, que…

    23 de janeiro de 2026

    Ministra da Cultura cumpre nesta sexta-feira agenda na Paraíba; veja a programação

    A ministra da Cultura, Margareth Menezes, cumpre agenda oficial em João Pessoa hoje (23), para…

    23 de janeiro de 2026

    João divulga imagens do Hospital da Mulher do Sertão, com 100 leitos e maternidade de alta complexidade

    O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), divulgou ontem(22), nas suas redes sociais imagens em…

    23 de janeiro de 2026

    Enivaldo Ribeiro diz que destituição de Mersinho do PP em Cabedelo é reação à “ingratidão”

    O presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, fez duras declarações ao comentar a…

    22 de janeiro de 2026

    Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

    Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464