Categorias: Política

Efraim Filho mais uma vez entre os 100 Cabeças do Congresso

PUBLICIDADE

A lista dos “Cabeças do Congresso” é uma indicação dos 100 mais influentes parlamentares do Congresso Nacional, divulgada anualmente há cerca de três décadas, pelo Departamento Intersindical de Assessoramento Parlamentar (Diap). Criado nos anos 80. Esta é 8ª vez que o deputado Efraim Filho (DEM/PB) é eleito como um dos mais influentes do parlamento.

Efraim Filho está ente aqueles parlamentares que, investidos de autoridade para firmar e honrar compromissos, sentam-se à mesa de negociação respaldados para tomar decisões. Efraim foi escolhido como um dos negociadores, normalmente parlamentares experientes e respeitados por seus pares, sabedores de seus limites de concessões.

Em entrevista o deputado Efraim Filho que o Diap define os 100 cabeças do Congresso aqueles que vão além do processo legislativo.

O segundo partido em número de representantes na elite é o DEM, partido dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (RJ), do Senado Federal, Davi Alcolumbre (AP), além dos ministros da Cidadania, Onyx Lorenzoni (RS), e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (MS).

Apesar da pandemia, a bancada federal paraibana conseguiu ocupar cargos de relevância e de liderança este ano simultaneamente.

O destaque maior fica por conta da Paraíba, que emplacou 6 de seus 15 membros da bancada federal na lista dos 100 de todo o Brasil, o que representa mais de 1/3 da bancada, superando praticamente todos os outros estados em termos proporcionais ficando atrás apenas do vizinho Estado de Pernambuco que emplacou 11 de seus 28 parlamentares na lista.

Não é coincidência termos os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP), Efraim Filho (DEM) e Wellington Roberto (PL que são líderes na Câmara, constando na lista. Da mesma forma os senadores Daniela Ribeiro (PP) e Veneziano Vital (PSB). É um reconhecimento ao destaque partidário de cada um e ao protagonismo que exercem em suas ações no Congresso.

O único a figurar na lista que ainda não exerce liderança partidária é o deputado Hugo Motta (Republicanos), mas que já tinha figurado em outras listas anteriormente.

O deputado Efraim neste particular, precede e extrapola essas fases da tomada de decisão no rito de tramitação do Congresso para alcançar a influência da sociedade, das organizações e dos demais poderes interessados na formulação e conclusão das negociações que antecedem a institucionalização das leis.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sudema embarga e fecha Bar do Cuscuz por despejo de esgoto clandestino

A Sudema (Superintendência de Administração do Meio Ambiente) embargou e fechou o Bar do Cuscuz,…

15 de maio de 2024

Comandante desmente ‘toque de recolher’ em Lucena e alerta sobre disseminação de “fake news”

O Major Bruno, comandante do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur), rebateu em uma entrevista…

15 de maio de 2024

Motorista de aplicativo é executado a tiros durante a madrugada, em Cabedelo

Na madrugada desta quarta-feira (15), um motorista de aplicativo foi brutalmente assassinado a tiros no…

15 de maio de 2024

João Azevêdo contesta no STF calendário para emendas individuais de deputados na Paraíba

Uma disputa entre o poder executivo e legislativo da Paraíba chegou ao Supremo Tribunal Federal…

15 de maio de 2024

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Telebras

Nesta terça-feira, (14/05), o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB,…

15 de maio de 2024

André Ribeiro reitera candidatura do PDT à PMCG independente de decisão do PSB: “No 2º turno a gente vê o que acontece”

Secretário executivo de Ciência e Tecnologia do Governo da Paraíba e também pré-candidato à prefeitura…

15 de maio de 2024