Categorias: Política

Efraim Filho destaca mercado e empreendedorismo: “É preciso valorizar quem produz”

PUBLICIDADE

Na manhã desta segunda-feira (19) o líder dos Democratas na Câmara, o deputado federal Efraim Filho (DEM/PB), concedeu uma entrevista ao grupo da BMC NEWS para tratar sobre os próximos passos a respeito do relatório preliminar da reforma tributária. Além deste assunto, temas como a taxação dos Fundos Imobiliários, redução do IRPJ (Imposto sobre a Renda de Pessoas Jurídicas), do teto da tributação dos dividendos e de subsídios de alguns setores e o escalonamento dos dividendos entraram em pauta.

A respeito do IRPJ, o líder alegou que a proposta foi bem recebida pelos parlamentares. O relator, Celso Sabino (PSDB/PA), usou da estratégia de retirar do texto uma grande parte que gerava bastante complexidade para ser discutida à parte, tais como: elisão fiscal e sonegação de mecanismos importantes, mas o seu debate em conjunto com a mudança de regras tributárias acabava gerando atritos que não seriam prioridades.

“Quando o assunto é a reforma tributária, já é difícil obter consenso e se, porventura, vier o tema com controle e regramento atrelado, já dificultava ainda mais. Sendo assim, o relator desmembrou para ser discutido num projeto à parte, no timing correto, dedicando-se às mudanças do IRPJ e seus efeitos colaterais”, comenta Efraim. Para a Câmara, especialmente para o Colégio de Líderes, a proposta do relator significou uma evolução, um passo adiante.

O líder destacou que vivemos no pior modelo tributário do mundo e que, devido à situação que o país se encontra atualmente, não é difícil enxergar uma forma de mudar, um grande salto com uma proposta ideal. “Dois passos adiante que seja já significa uma grande evolução. O Brasil precisa sair da inércia. Temos um modelo simples, mas às vezes até o simples é confuso e não dá pra continuar assim”, pontua.

Todos os temas tratados na entrevista com o deputado foram pontuados de forma mais sucinta, visto que a bandeira de Efraim atualmente é o foco no setor de serviço e comércio. Como ele mesmo comentou, é a área que mais emprega no país e a que mais precisa de mudanças a fim de ajudar ainda mais quem produz e gera oportunidades.

Para finalizar, Efraim comentou que hoje a dificuldade não está no voto e sim na aprovação de um texto ideal que contemple os setores da indústria, agro e serviços, e que também servirá como equilíbrio para os três entes federativos: União, Municípios e Estados. Ele garante que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), está focado em fazer esse diálogo sobre a importância da aprovação da Reforma Tributária, da mesma forma que aconteceu no passado com outros temas (Reforma da Previdência e Reforma Trabalhista).

A percepção é positiva, e como bom realista esperançoso que é, o parlamentar está ciente dos desafios e afirma que o Congresso Nacional tem vontade de votar a matéria. “O Democratas tem feito um mix da avaliação política com a avaliação técnica. A nossa a assessoria ganha destaque por sua capacidade técnica e preparo acerca desse grande tema. Um passo a mais de esperança para uma grande parcela da população e, consequentemente, para a economia do nosso Brasil”, finaliza Efraim.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024