A Paraíba o tempo todo  |

Efraim Filho defende eleição em sistema de ‘distritão’: “Entram os mais votados, ponto. Isso é autoexplicativo”

Efraim Filho

Em entrevista a imprensa sertaneja, o deputado federal e pré-candidato a senador, Efraim Filho (DEM), defendeu o sistema de eleição para deputado, senador e vereador chamado ‘distritão puro’.  Porém, o parlamentar do DEM, reconhece que a Câmara ainda está dividida sobre esse tema.

O democrata defende a forma majoritária de eleição, ou seja, se elegem apenas os mais votados, sem ‘puxar’ outros candidatos do mesmo partido ou coligação por causa do coeficiente. Atualmente, no sistema proporcional, um partido precisa de uma quantidade determinada de votos para eleger um deputado. Portanto, os votos dos outros candidatos do partido também contam. Sendo assim, se um candidato tem 1 milhão de votos, mas precisa de apenas 200 mil para se eleger, ele ‘puxa’ colegas do mesmo partido ou coligação.

Efraim filho defende a proposta do ‘distritão’ por ser mais simples de compreender e mais justo, segundo sua avaliação. “Eu defendo o modelo que é mais simples, que a população compreende. Entram os mais votados, ponto. Isso é autoexplicativo. A população até hoje questiona como é que muitas vezes, numa eleição de vereador e deputado, aquele que teve mais votos fica de fora e aquele que teve menos votos acaba entrando. A população não se sente representada dessa forma”.

Efraim afirma que está trabalhando nos bastidores para aprovar esse sistema, porém reconhece: “Ainda é uma decisão bastante dividida, não é uma maioria sólida. Tem correntes que defendem os dois lotados e a gente tem trabalhado para tentar construir essa maioria”.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe