Categorias: Política

Efraim e Wilson chegam a consenso em relação a nome e número da sigla da fusão PTB/DEM

 A Fusão PTB e DEM está cada vez mais próxima de acontecer. Lideranças políticas dos partidos como o deputado federal Efraim Filho (DEM) e o ex-senador Wilson Santiago (PTB) têm trabalhando no sentido de unir as duas legendas. Para aproximar ainda mais o acordo, os dois líderes concordam com o nome e número da futura legenda formado com a fusão das siglas.

O novo partido fruto da fusão PTB/DEM segundo ficou decidido pelas cúpulas dos partidos poderá ficar com o nome PTB e com o número 25, que é do DEM. Para o deputado federal Efraim Filho (DEM) e o presidente estadual do PTB, Wilson Santiago, o processo de fusão dos dois partidos está em fase de finalização e que a nova legenda disputará a eleições do ano que vem, para prefeituras e câmaras de vereadores.

Wilson Santiago coordena uma comissão responsável pela fusão e disse que um relatório a respeito do processo será finalizado até o próximo dia 30. Em entrevista recente a mídia paraibana, ele disse acreditar que, oficialmente, a fusão deverá ser anunciada até o dia 15 de abril deste ano.

A fusão entre DEM e PTB forma uma legenda que já nasce como a quarta maior bancada da Câmara Federal (28 deputados do PTB e 21 do DEM) e quarta maior bancada do Senado (4 senadores do PTB e 5 do DEM), O novo partido perderia apenas para PMDB, PSDB e PT.

Ou seja, o DEM conta com 02 deputados federais, 21 prefeitos, 220 vereadores e é o segundo partido com maior número de filiados. São 37 mil perdendo apena para o PMDB, enquanto que o PTB tem apenas um deputado federal, 11 prefeitos, 131 vereadores e 19 mil filiados.

“Há um consenso nacional em torno da fusão entre PTB e DEM. Estou certo de que será um novo partido com imensa força política e com muitos nomes com potencial para as disputas eleitorais, já a partir do ano que vem”, afirmou Efraim Filho.

Já o presidente da executiva estadual dos Democratas na Paraíba, Efraim Morais reconhece a força do PTB na Paraíba, muito embora, o partido tenha número menor de eleitos no Estado.

Contudo, ele opina por um entendimento para o comando da legenda em fusão, que deverá ficar com o nome do PTB. “Eu acredito no diálogo e esse é o caminho de fazer política. É ter humildade suficiente e ao mesmo tempo saber qual o melhor caminho, que seguem os partidos”, disse.

 

PB Agora

Últimas notícias

Com vitória sobre o Atlpetico-PB, Botafogo-PB e assume a vice-liderança do Paraibano

Com vitória sobre o Atlpetico-PB, por 2 x 0 em pleno Perpetão, o Botafogo (PB),…

12 de fevereiro de 2026

PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master

A Polícia Federal (PF) pediu ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, a…

12 de fevereiro de 2026

Carnaval da Paz 2026 de Campina Grande começa nesta quinta-feira com abertura da Consciência Cristã

Com sete grandes eventos, o Carnaval da Paz 2026 de Campina Grande, no Agreste da…

12 de fevereiro de 2026

Após aderir a Cícero, Pedro escancara divisão na família ‘Cunha Lima’ ao criticar gestão de Bruno em Campina: “Me preocupa”

Em entrevista ontem (11), a imprensa, o presidente estadual do PSD, ex-deputado federal Pedro Cunha…

12 de fevereiro de 2026

Homem é morto a tiros e mulher baleada em supermercado na Grande João Pessoa

Mais um crime para a polícia investigar. E umas compras que não chegaram ao fim.…

12 de fevereiro de 2026

Secretário de Cícero anuncia “maior concurso da saúde da história”, em João Pessoa

Em entrevista na noite de ontem ao programa 60 Minutos, da Rádio Arapuan FM, o…

12 de fevereiro de 2026