Categorias: Política

Efraim é o único senador paraibano a apoiar o impeachment de Alexandre de Moraes

PUBLICIDADE

O senador Efraim Filho (União Brasil-PB) é, até o momento, o único representante da Paraíba no Senado a apoiar o pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O movimento, articulado por parlamentares da oposição, já conta com 38 assinaturas favoráveis entre os 81 senadores, segundo levantamento atualizado nesta quarta-feira (6).

Além de apoiar o afastamento de Moraes, Efraim também se posicionou publicamente a favor da anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília.

“Sim. Ambas terão meu voto a favor”, declarou Efraim nas redes sociais, ao ser questionado por um seguidor sobre o impeachment e a anistia.

O pedido de impeachment foi protocolado com base na alegação de abuso de autoridade por parte de Alexandre de Moraes, especialmente após a decretação de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Para que o pedido avance, são necessárias 41 assinaturas — ou seja, maioria simples da Casa. Depois disso, o processo precisa do aval de 54 senadores (dois terços) para resultar em afastamento.

O apoio de Efraim ao pedido é visto nos bastidores como uma movimentação estratégica, que pode ter reflexos em sua articulação política para 2026, quando o senador é apontado como possível pré-candidato ao governo da Paraíba.

Além do impeachment, Efraim defende a votação do projeto de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Segundo o parlamentar, os condenados foram submetidos a penas que ele classifica como “exageradas”.

“Tem traficante, tem homicida, tem estuprador que não pega essas penas. Precisamos corrigir os abusos e excessos cometidos”, argumentou o senador.

A proposta de anistia é uma das bandeiras do chamado “pacote da pacificação” promovido por parlamentares da oposição. Ela enfrenta forte resistência de parte do Congresso, especialmente dos partidos de centro e da base governista.

Os outros dois senadores paraibanos — Daniella Ribeiro (PSD) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB) — ainda não se manifestaram oficialmente sobre o impeachment ou a anistia, mas deve ser contrários.

Do lado o PL, partido de Bolsonaro, nem todos assinaram. O senador Romário (PL-RJ) e a senadora Eudócia Caldas (PL-AL) são os únicos parlamentares do Partido Liberal que não assinaram o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com o avanço das articulações, cresce a pressão sobre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para que o pedido de impeachment seja analisado. No entanto, interlocutores apontam que o tema ainda enfrenta resistência institucional e pode não avançar sem uma crise política mais ampla.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025