Efraim defende criminalização de posse e porte de drogas no Brasil

PUBLICIDADE

O Senado Federal começa a discutir, nesta terça-feira (31), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminaliza a posse e o porte de drogas em qualquer quantidade no Brasil. Este será o primeiro debate sobre o tema na Casa, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em audiência pública. O senador Efraim Filho (União/PB), relator da PEC, destacou a extrema relevância do tema para o Brasil. “Esse é um tema de extrema relevância para o Brasil: o consumo de drogas ilícitas tem sido responsável por barbáries da sociedade moderna. É um tema que influencia muito, tanto no pilar da saúde pública, quanto da segurança pública, e nós estaremos atentos a essas nuances”, declarou.

Segundo Efraim, a decisão do Supremo Tribunal Federal teve um impacto profundo, pois, ao descriminalizar o uso de drogas em pequenas quantidades por decisão judicial, deixou questões em aberto. “Ao permitir a posse e uso de drogas em pequenas quantidades, mas sem regulamentar a sua venda, surge a preocupação de que essas substâncias continuem sendo adquiridas pelo tráfico, o que, por sua vez, financia o crime organizado. Isso gera uma complexidade em torno do assunto”, declarou.

O senador salientou ainda que a PEC visa assegurar a criminalização da posse e do uso de drogas mesmo em pequenas quantidades, destacando que a criminalização não implica necessariamente uma pena de prisão. “Dependendo do caso, podem ser aplicadas penas restritivas de direitos ou prestação de serviços à comunidade”, informou Efraim.

Para finalizar, o parlamentar argumentou que é crucial diferenciar entre usuários e traficantes, destacando que a posse em pequenas quantidades não deve ser impune, pois permitiria indiretamente o tráfico em pequena escala. “A discussão em torno das quantidades estabelecidas pelo STF, como 100 gramas, levanta desafios na tomada de decisões mais precisas sobre esse tema complexo. A PEC busca, assim, abordar essas questões controversas e proteger as prerrogativas legislativas do Congresso Nacional, garantindo a segurança e o bem-estar da população brasileira”, argumentou.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Apartamento da desembargadora Fátima Bezerra é alvo de furto milionário em JP

O apartamento da desembargadora Fátima Bezerra, localizado no bairro do Altiplano, em João Pessoa, foi…

29 de dezembro de 2025

Prefeito de Alagoinha abre dissidência no MDB e anuncia apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro e a Nabor Wanderley

O prefeito de Alagoinha, Alírio Pontes (MDB), abriu uma dissidência dentro do partido ao anunciar…

29 de dezembro de 2025

“Veio para somar” diz Wallber Virgolino sobre apoio de Efraim Filho nas eleições suplementares em Cabedelo

O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Cabedelo, Walber Virgolino (PL), comentou o cenário…

29 de dezembro de 2025

Pilotos e comissários aprovam acordo e não haverá greve na aviação brasileira

Pilotos e comissários de bordo aprovaram o acordo coletivo e não haverá greve na aviação…

29 de dezembro de 2025

Tentativa de assalto termina com bombeiro militar e suspeito mortos em Sapé

Uma tentativa de assalto resultou na morte de um bombeiro militar e de um suspeito,…

29 de dezembro de 2025

Corpo de homem desaparecido é encontrado em área de mangue na Ilha do Bispo

O Corpo de Bombeiros da Paraíba localizou, nesse domingo (28), o corpo de um homem…

29 de dezembro de 2025