Categorias: Política

Efeito Odebrecht: Temer se reúne PSDB

PUBLICIDADE

O presidente da República, Michel Temer, cancelou nesta segunda-feira (12) a participação em um evento empresarial em São Paulo e se reuniu, logo pela manhã, com políticos da cúpula do PSDB no Palácio do Jaburu, em Brasília.

Temer iria abrir o congresso anual do Movimento Falconi, às 13h, mas desistiu do compromisso. Procurada pelo G1, a Presidência não informou a justificativa para o cancelamento.

Temer, no entanto, manteve na agenda a participação em outro evento em São Paulo, à noite. Ele vai ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual paulista, onde receberá o prêmio “Líder do Brasil 2016”, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais.

Na reunião pela manhã no Jaburu estavam presentes, além de Temer, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e o senador Aloysio Nunes (SP), líder do governo na Casa.

Na noite deste domingo (11), Temer já havia se reunido com aliados. Na ocasião, o presidente debateu votações de projetos do governo no Congresso e um mini-pacote de medidas econômicas para amenizar o desgaste criado com as informações dadas pelo ex-executivo da Odebrecht, Cláudio Melo Filho, no acordo de delação premiada.

Cláudio Melo citou 51 políticos de 11 partidos que teriam recebido dinheiro da empresa, em forma de caixa dois ou doações registradas na Justiça. Entre eles, estão políticos influentes dentro do governo, como os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco. Segundo o delator, Temer, quando era vice-presidente, chegou a pedir pessoalmente à empreiteira dinheiro para o PMDB.

De acordo com a GloboNews, no encontro com Aécio e Nunes, Temer reafirmou compromisso de nomear o deputado tucano Antonio Imbassahy (BA) para a secretaria de Governo. A pasta está sem ministro desde a saída de Geddel Vieira Lima.

O nome de Imbassahy gerou insatisfação em outros partidos da base na semana passada, principalmente entre as siglas do chamado “Centrão”, o que fez Temer segurar a nomeação. Ainda de acordo com a GloboNews, ele afirmou a Aécio e Nunes que vai confirmar Imbassahy no cargo após votações de matérias de interesse do governo no Congresso, como o segundo turno da PEC do teto de gastos no Senado.

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Lula faz balanço de ações e desafios: “povo brasileiro é vencedor”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e…

25 de dezembro de 2025

Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro para esta quinta

O Hospital DF Star divulgou nota nesta quarta-feira (24) confirmando a realização da cirurgia do…

25 de dezembro de 2025

Polícia Militar prende grupo criminoso após confronto na Capital

Na tarde de ontem, quarta-feira (24), policiais do BPRONE prenderam três homens na Comunidade Aratu,…

25 de dezembro de 2025

Arrascaeta é finalista no tradicional prêmio Rei da América

O meio-campista uruguaio Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, é um dos finalistas da edição 2025…

25 de dezembro de 2025

Lucas e Cícero: Cartaxo diz que Lula pode ter dois palanques fortes na Paraíba em 2026

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) avaliou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva…

25 de dezembro de 2025

Mar limpo: todos os trechos de praias do litoral da Paraíba estão próprias para banho neste feriado de Natal

Todos os trechos de praia do Litoral da Paraíba estão próprios para banho durante o…

25 de dezembro de 2025