O iG apresenta, nesta quarta-feira, mais um episódio da série sobre educação política . No último de oito programas veiculados como parte da cobertura especial das eleições municipais de 2012 , o cientista político Humberto Dantas fala sobre o funcionamento da urna eletrônica, a implantação desta ferramenta nas eleições no Brasil e as regras que regem sua utilização.
Dantas conta como ocorriam as votações por meio de cédulas, antes da implantação do sistema eletrônico. Ele lembra que a caligrafia às vezes incompreensível de alguns eleitores podia até mesmo anular o voto. O cientista político esclarece ainda a confusão que existe entre os votos nulo e em branco.
“Em ambos os casos, votos brancos e nulos são descartados dos cálculos eleitorais, sendo considerados votos inválidos. Vale a pena lembrar que até meados da década de 90, o voto em branco era computado para o campeão da urna”, explica Dantas.
IG
Acompanhe o PB Agora nas redes:
As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 terminam às 23h59 desta sexta-feira (23). É a…
A Polícia Federal (PF) iniciou nesta sexta-feira (23) a Operação Barco de Papel, dentro das investigações sobre o Banco…
Um caso chamou a atenção da imprensa paraibana na tarde de ontem (22), ocorre que…
O Treze conquistou a segunda vitória no Campeonato Paraibano 2026 e segue 100% na competição.…
Levantamento nacional divulgado ontem (22), pelo Instagram especializado em economia @econdescomplicada, elaborado Índice Fipezap, que…
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, cumpre agenda oficial em João Pessoa hoje (23), para…