Categorias: Política

“É vingança e também recado”: na PB, Glauber Braga acusa Arthur Lira de pressionar por sua cassação

PUBLICIDADE

Em entrevista concedida nesta segunda-feira (19) ao programa Arapuan Verdade, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) acusou o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de estar por trás do processo que pode levar à sua cassação no Conselho de Ética. Segundo Glauber, mesmo fora do comando da Casa, Lira ainda exerce forte influência e estaria articulando uma retaliação por conta das denúncias feitas por ele contra o chamado “orçamento secreto”.

“Antes desse período, subi à tribuna mais de 20 vezes para denunciar o orçamento secreto. Isso fez com que Artur Lira não perdoasse e que estivesse procurando agora uma retaliação. Então, por um lado é vingança, por outro, é recado. Ele está dizendo aos deputados: quem me denuncia, sofre as consequências”, afirmou Glauber.

O deputado, que recentemente fez uma greve de fome como forma de protesto, também comentou o papel do atual presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), durante a condução do processo. Glauber revelou que teve um breve diálogo com Motta por telefone, articulado por lideranças da esquerda, como Lindbergh Farias (PT) e Samia Bomfim (PSOL), no qual foi sugerida a suspensão da greve de fome em troca da ampliação do prazo de defesa.

“Ele fez uma proposta: que eu suspendesse a greve de fome e teria mais dois meses para exercer minha defesa. Em determinado momento, ele demonstrou dúvida se eu cumpriria o acordo, mas dei minha palavra e cumpri. Se fosse Arthur Lira no lugar dele, isso não teria acontecido. Hugo Motta não é Arthur Lira, mas Lira ainda pressiona”, relatou.

Glauber ainda insinuou que a tramitação do processo contra ele contou com manobras de bastidores, incluindo o atraso proposital do início da ordem do dia no plenário, o que permitiu a votação na Comissão de Constituição e Justiça. Segundo ele, isso demonstra a permanência do poder de Lira nos bastidores da Câmara.

“O processo é decisivo para mim, para os movimentos que dialogam com o mandato, mas também para o presidente da Câmara. Fica muito ruim para ele cassar um mandato de esquerda pelos motivos apresentados. Acredito que ele não quer a cassação, mas está sendo pressionado para isso.”

Glauber Braga está em João Pessoa nesta segunda-feira como parte de uma caravana nacional em defesa de seu mandato. Ele participou de um ato político na Assembleia Legislativa da Paraíba, com apoio da deputada Cida Ramos (PT), e seguiu com agenda no Armazém do Campo, reunindo apoiadores e lideranças de esquerda.


PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Bastidores: integrante da oposição, Fábio Ramalho leva base para Nabor e gesto pode atrair Romero para mesmo caminho

A noite desta sexta-feira (5) produziu um fato político que pode redesenhar alianças no campo…

6 de dezembro de 2025

Bruno admite instabilidade na Saúde e anuncia plano para retomada dos serviços em CG: “Período turbulento já passou”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), reconheceu nesta sexta-feira (5) que…

6 de dezembro de 2025

Relíquia rural: Fazenda fundada em 1757 permanece ativa na Paraíba

A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…

6 de dezembro de 2025

Dois trechos de praias estão impróprios para banho em JP neste fim de semana

A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (5), o relatório…

6 de dezembro de 2025

Feriado desta segunda (8) muda horários de bancos, repartições e shoppings em João Pessoa

O feriado de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta segunda-feira (8), provoca mudanças no funcionamento…

6 de dezembro de 2025

Carro é tomado pelo fogo na BR-230 entre Campina Grande e João Pessoa

Imagens divulgadas nas redes sociais registraram um automóvel sendo consumido pelas chamas na tarde deste…

6 de dezembro de 2025