O deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) manifestou nesta sexta-feira (19) preocupação com a proposta de redução da bancada da Paraíba na Câmara Federal, de 12 para 10 deputados, e na Assembleia Legislativa, de 36 para 30 parlamentares. Segundo ele, a mudança representa uma “tremenda injustiça” para o estado, comprometendo sua representatividade política e influência em Brasília.
“Essa redução vai impactar diretamente a voz da Paraíba no Congresso, no debate orçamentário e nos espaços de protagonismo. Nós somos um estado com pouco mais de 4 milhões de habitantes e, com essa medida, nossa bancada federal ficará quase do tamanho da do Amapá, que tem oito parlamentares e menos de um milhão de habitantes. É um desequilíbrio enorme”, criticou Gervásio Maia durante entrevista.
O deputado destacou ainda que a Paraíba conta atualmente com líderes que ocupam cargos estratégicos e um governador com alta aprovação, que administra recursos de forma eficiente. “Nosso estado hoje tem mais dinheiro em caixa aplicado nos bancos, recursos do povo paraibano, do que a própria dívida histórica, enquanto estados ricos da federação enfrentam dificuldade até para pagar folha de pessoal. Essa redução é um golpe duro à nossa representação política na esfera federal”, afirmou.
Gervásio também ponderou sobre a possibilidade da proposta avançar: “Está no meio do caminho. Tem chance, mas é difícil que passe, devido aos prazos e à complexidade da tramitação”. Ele reforçou que a medida, se aprovada, limitará a capacidade da Paraíba de defender seus interesses e participar efetivamente das decisões nacionais.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do MP-Procon, realizou, na manhã desta terça-feira…
O presidente da Caixa Econômica Federal, o paraibano Carlos Vieira, lançou nesta segunda-feira (19), em João Pessoa, mais…
O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…
O prefeito interino de Cabedelo, Edvaldo Neto, revelou em entrevista à TV Arapuan, que está…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…
Os últimos 30 mil telefones de uso público, popularmente conhecidos como orelhões, já têm data…