Categorias: Política

“É um sonho de um pai ”, confessa vereador de JP que tenta emplacar herdeiro na ALPB

“É um sonho de um pai ver o ilho se projetar!”, dessa maneira o vereador de João Pessoa João dos Santos (PR) se referiu quando indagado pelo PB Agora sobe a possibilidade do seu herdeiro político o jovem Emano Santos que é primeiro suplente vir a assumir a titularidade na Assembleia Legislativa da Paraíba.

 

“Emano será um espelho que iremos ver no futuro!”, comemorou o vereador ao demonstrar animação com a possibilidade de Genival Matias (PT do B) pedir licença possibilitando a titularidade ao seu filho.

 

“Nós moramos no bairro Padre Zé e aquela área, Roger, Padre Zé, Mandacaru e Treze de Maio é uma área que Emano praticamente nasceu ali e se criou lá, trabalhando por aquelas comunidades, tendo aproximadamente nove mil votos naquela região”, enfatizou.

 

Segundo João dos Santos a eleição do seu filho foi bastante dificultada por conta da disputa desigual: “Você entende a situação de um vereador e de um candidato como Emano que era pequeno disputando nas urnas com gigantes”, lembrou.

 

ENTENDA: O deputado estadual Genival Matias, do PT do B, admitiu, nesta segunda-feira (15), a possibilidade de tirar licença na Assembleia Legislativa da Paraíba, a partir do segundo semestre, a fim de beneficiar a ascensão do primeiro suplente da coligação (PTN/PTdoB/PRB ) Ermano Santos (PTN), filho do vereador de João Pessoa, João dos Santos (PR).

 

De acordo com o parlamentar, há um compromisso firmado entre os quatro parlamentares eleitos pela coligação de, quem fosse eleito, dar oportunidade também aos suplentes.

 

“Eu fui eleito em uma coligação que elegeu quatro deputados estaduais. Elegeu a mim, o deputado Janduhy Carneiro, Jutay Menezes e Inácio Falcão. Há 60 dias conversamos sobre a possibilidade de dar oportunidade ao primeiro suplente Ermano Santos, que foi candidato pelo PTN, partido de Janduhy Carneiro, assumir o mandato e eu coloquei meu nome à disposição”, destacou.

 

Matias, no entanto, impôs como condição para a licença, a permanência do suplente na base que dá sustentação ao Governo Ricardo Coutinho na Casa.

 

“A minha licença vai depender de compromissos a serem firmados. Eu sou da base do governo, o PTN de Janduhy não é, no caso de eu tirar licença ele (Ermano) tem que assumir apoiando o Governo Ricardo Coutinho na Casa”, alertou.

 

A expectativa é que o suplente assuma a vaga de titular na Casa no último trimestre do ano. Até lá a coligação deve definir qual dos quatro deputados deve se licenciar do mandato.

 

Emano Santos foi candidato a deputado estadual da Paraíba pelo Partido Trabalhista Nacional e não foi eleito. Ele obteve 12.485 votos (0.62%), ficando na 51ª posição.

 

Para Emano Santos assumir, mesmo que por pouco tempo, o posto de deputado, um dos titulares deve tirar uma licença de 121 dias ou mais. Os deputados titulares da coligação são: Genival Matias (PT do B), Jutay Menezes (PRB), Janduhy Carneiro (PTN) e Inácio Falcão (PT do B). Emano conquistou 12.485 votos nas eleições de 2014.

 

"Estamos ansiosos sim. Minha colocação permite assumir, caso um dos titulares tire licença. Estamos aguardando os acertos políticos para chegar até esta Casa. Vamos ver o que pode acontecer. Quero dar continuidade e fortalecer o trabalho social do meu pai, essa é minha bandeira", justificou o suplente de deputado que pode assumir se a articulação do deputado Genival Matias se concretizar e ele tirar licença.

 

Henrique Lima

PB Agora

Últimas notícias

“Bilhete premiado”: quadrilha gaúcha que aplicava golpes na Paraíba é presa em João Pessoa

Foram presos em João Pessoa quatro suspeitos de integrar uma quadrilha especializada na aplicação do golpe conhecido…

3 de fevereiro de 2026

Em fevereiro, mais de 177,5 mil paraibanos serão beneficiados por nova lei que amplia isenção do IR

Fevereiro chegou e, em todo o Brasil, milhões de trabalhadores terão, além do Carnaval, um…

3 de fevereiro de 2026

STTP vai suspender atendimento ao público nesta quinta-feira em função da morte do jornalista Astrogildo Pereira

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) informou que o antendimento…

3 de fevereiro de 2026

Edvaldo Neto anuncia vereador Edglêi Ramalho como pré-candidato a vice em Cabedelo

O prefeito de Cabedelo, Edvaldo Neto (Avante), oficializou nesta terça-feira (3) o nome de seu…

3 de fevereiro de 2026

“Desliga a câmera”: Emerson Panta surge deitado em cama durante transmissão oficial de sessão da ALPB

A sessão de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em 2026 foi…

3 de fevereiro de 2026

Efraim Filho admite diálogo político com Hugo e Nabor, mas descarta anúncio de alianças ‘no momento’

Pré-candidato ao Governo do Estado em 2026, o senador Efraim Filho (União Brasil) admitiu, durante…

3 de fevereiro de 2026