A Paraíba o tempo todo  |

Duda na PB: Monstros & Cia.

O mega-publicitário baiano Duda Mendonça veio visitar novamente João Pessoa, na tarde de sexta-feira passada. Para marcar o momento, ele postou no seu Twitter um link (http://bit.ly/cpItjn) para quem quiser conhecer a equipe dele – formada por 90 pessoas – que está trabalhando na surdina para a candidatura majoritária da coligação “Uma Nova Paraíba”.

Mostrando todas as caras

Muito brincalhão, como todo autêntico bom baiano que vive eternamente de bem com a vida, Duda fez questão de ele mesmo fotografar seus auxiliares que produzem os filmes, reportagens, denúncias, direitos-de-respostas, jingles (algumas músicas custam o preço de R$ 50 mil, somente pelo esforço de criação na parte de composição da letra e melodia), etc.

Brincando de ET no Photo-Shop

Depois, foi feito um trabalho de desfiguração digital, mediante aplicação do chamado efeito espelho de circo, distorcendo as imagens reais, resultando num quadro de pessoas que mais parecem ET’s (Extra-Terrestres) ou personagens fantasmagóricos saídos de algum filme de desenho animado, no estilo do consagrado e premiado “Monstros & Cia”.

Equipe de 90 publicitários

Em Belo Horizonte, onde Duda trabalha na campanha de Hélio Costa (PMDB) para governador do Estado, ele também postou as fotografias (montadas em preto e branco, no estilo retrô) de todos os 120 integrantes da sua equipe de trabalho. Ou seja, em Minas Gerais, a DMMP (Duda Mendonça Marketing Político) possui um acréscimo de 30 funcionários a mais, em cima do número dos que trabalham aqui na campanha de Ricardo Coutinho.

A palavra do tuiteiro

Confiram, abaixo, as postagens feitas pelo próprio marqueteiro, no Twitter dele:

– Mural de fotos da minha equipe da Paraíba! Muito legal! Vamos continuar juntos pra fazer Ricardo Coutinho (PSB) Governador da Paraíba!

– João Pessoa está linda e animada com a campanha de Ricardo. Ele é um grande político e candidato excepcional.

– Cheguei na Paraíba nesta sexta-feira ao meio-dia, depois de 4 horas de vôo, direto de BH. Dormi o vôo todo.

Listagem completa da DMMP

Esta é a relação integral dos 90 funcionários da Duda Mendonça em João Pessoa:

Duda 1: de A a C…

Alex, Amilton, Ana, André Perazzo (fotógrafo com passagem por várias editoras e com diversos trabalhos publicitários nacionais e internacionais), André, Anselmo Duarte Filho (ex-editor de imagens do Fantástico, da Rede Globo de Televisão e herdeiro do cineasta premiado no Festival de Cannes, na França, com a Palma de Ouro, em 1962, devido ao filme “O Pagador de Promessas”), Artur, Ary, Bebeto Pato, Bob, Braicon, Bruno, Bugalu, Camerino, Camila Brandão (ex-repórter da TV Cabo Branco e da MIX, agência de propaganda que sempre fazia as campanhas políticas de Ronaldo e Cássio Cunha Lima), Camila, Candido Neto, Carol, Célio, Cris e Cristina.

Duda 2: de C a D…

Cristovam Tadeu (chargista do jornal Correio da Paraíba), Dani Monteiro (ex-apresentadora do programa Feminíssima da TV Tambaú e que já ancorou no Guia Eleitoral, outras campanhas do então candidato Ricardo Coutinho, para prefeito de João Pessoa, em 2004 e 2008), Davi, Denise, Drica (modelo e ex-apresentadora do Guia Eleitoral do PT, em campanhas passadas), Duda e Dudu.

Duda 3: de E a M…

Eliseu Lins (redator do www.portalcorreio.com.br), Elizete, Ely, Emerson, Eriberto, Élida, Fabiano, Fabrício, Fábio Thomas, Fábio, Ferdinando, Flávio, German, Gilson, Grace, Gurien, Heloisa, Igor, Irapa, Ivan, Jorge, Josildo, Junior 2, Junior, Laura, Leonardo, Lidiane, Lilian, Luis, Maeda, Mago, Mara, Marcelo Martins, Marcelo, Marcos, Marinaldo e Marisa (cozinheira e auxiliar de serviços gerais).

Duda 4: de M a Z…

Marly Lúcio (assessora de imprensa e relações públicas), Matias, Mauricio, Muka, Nádia, Neto, Nicolas, Pity, Rafaela, Renato (departamento de criação), Renato, Roberto, Sandra, Sandro, Sergio, Sônia, Tiala Medeiros (casada com o publicitário Tony Carvalho, da Antares Propaganda), Tibério, Tunga, Val (cheff de cüisine), Valéria, Vivaldo, Wilma, Xhico Raimerson (webmaster, designer de Internet e atualizador de conteúdo na home-page do portal RC40), Zé Carlos e Zozó.

Caricaturas de computador

Para quem quiser se aprofundar no tema enfocado por esta coluna, ofereço logo abaixo, mais alguns elementos de informação sobre o filme do qual estou falando. Vejam se não é igualzinho às caricaturas das fotos feitas por Duda Mendonça – sem tirar nem por – e depois cheguem às suas próprias conclusões.

Desenho ganhou o Oscar

O filme verdadeiro, que fez muito sucesso na telona dos cinemas é de autoria dos mesmos criadores de “Toy Story” (ganhador de um Oscar da Academia de Cinema de Hollywood). É um dos mais aclamados filmes de animação da nossa época, que arrebatou corações de fãs e críticos em todo o mundo.

Clássico da animação digital

A fita é considerada um prodígio da criação digitalizada, com uma história cheia de riqueza em significados, efetivamente imbatível. “Monstros & Companhia” abre-nos as portas de um divertido e caótico mundo povoado por monstros, repleto de diversão e sustos.

A sinopse do filme

O horroroso monstro nº1 se chama Sulley (grande, peludo, verde e roxo, com chifres) e o seu divertido assistente Mike, são dois dos amedrontadores funcionários da maior fábrica de sustos de Monstrópolis (uma cidade fictícia, é claro). A principal fonte de energia desse estranho mundo provém dos gritos das crianças assustadas pelos monstros que saem dos seus armários.

Mundo real é perigoso

Além disso, existe a crença de que as crianças são perigosas e tóxicas, portanto, qualquer contacto com elas ou o mundo real dos homens e mulheres de verdade é estritamente proibido. Assim, quando Boo (uma pequena menina), acidentalmente segue Sulley para esse mundo dos sonhos ou pesadelos, este vê a sua carreira e a própria vida dele postas em perigo…

Mentiras que viram verdades

A presença da menininha provoca o caos na corporação, pois os monstros morrem de medo dos humanos. Para os companheiros de Sulley, esta é uma falha imperdoável. No mundo da fantasia, é quase sempre assim: a verdade vira crime e a mentira transforma-se em algo espantosamente real…

Nada se cria, tudo se copia…

Por incrível que possa parecer e – certamente – pouquíssima gente vá acreditar em mim ou no que estou dizendo (escrevendo), qualquer semelhança desse texto com personagens e figuras políticas do nosso mundo real terá sido – mesmo – mera coincidência. Mas, nunca é demais a gente se lembrar sempre do velho ditado:

“A Vida Imita a Arte e a Arte Imita a Vida”.

NOTA DO REDATOR: Para quem curte assistir algum DVD desse estilo no final-de-semana, recomendo os excelentes “Formiguinhaz”, “Vida de Inseto”, “Final Fantasy”, “Ghost Busters” (Caça-Fantasmas), “As Crônicas de Nárnia”, “Matrix” (Reload e Revolution), “O Quinto Elemento”, “Mad Max” (Na Cúpula do Trovão), “Blade-Runner” (Caçadores de Andróides), “Violet”, “Lara Croft em Tomb-Raider”, “Æon Flux” e outros longas-metragens consagrados, nesta mesma linha editorial.

 

*Chage: Galdino Otten


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe