A Paraíba o tempo todo  |

Documentos mostram que ex-diretor da Abin teve encontros com Protógenes

Documentos em poder da CPI do Grampos mostram que o ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Paulo Lacerda teve vários encontros com o delegado Protógenes Queiroz, que chefiou a Operação Satiagraha.

Em depoimentos na CPI e na Corregedoria da Polícia Federal, Lacerda havia dito que tinha conhecimento superficial da operação e que só se encontrou uma vez com Protógenes. O registro de entrada e saída na Abin desmente essas afirmações.

Num outro documento, um agente da Abin afirmou, em depoimento à Polícia Federal, que houve envolvimento direto de Lacerda elaboração do relatório sobre as investigações policiais.

Paulo Lacerda ocupa atualmente o posto de adido policial na embaixada brasileira em Portugal, Ele foi nomeado para o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a cúpula da Abin ter sido exonerada por suspeitas de envolvimento de agentes do órgão com escutas ilegais.

O delegado Protógenes Queiroz voltou a ter seu nome em evidência depois de a revista “Veja” publicar reportagem em que afirma que ele havia montado uma rede de clandestina de espionagem para monitorar autoridades. O delegado nega e diz que a reportagem “é mentirosa”

O escândalo provocou o prolongamento da CPI dos Grampos por mais 60 dias. A CPI deveria ser encerrada no próximo dia 15. Na última quinta-feira (5) a CPI aprovou a convocação de Protógenes, Lacerda e agentes da Abin para depor.

Na semana passada, o relator da CPI, Nelson Pellegrino (PT-BA), havia concluído relatório em que descartava pedidos de indiciamento de Protógenes, do banqueiro Daniel Dantas e dos ex-integrantes da cúpula da Abin.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe