Categorias: Política

Disputa presidencial: nacional do PSB decide pela neutralidade

PUBLICIDADE

Por aclamação e sem abstenções, o PSB decidiu neste domingo (5), em convenção nacional, não apoiar formalmente presidenciáveis na disputa eleitoral de outubro ou fazer coligações com outros partidos. A aposta é que, com esse formato, o partido consiga emplacar os dez nomes do PSB que disputam governos estaduais, além dos 11 candidatos ao Senado pela legenda. Com essa decisão, a legenda pretende formar alianças de centro-esquerda com orientação para uma agenda progressista nas disputas regionais.

O partido chegou a analisar a proposta apoiar Ciro Gomes, que teve nome aprovado pelo PDT no primeiro dia de convenções (20 de julho), mas a iniciativa foi derrotada.

Na prática, haveria um acordo com o PT para apoiar candidatos do PSB em, pelo menos, quatro estados – Pernambuco, Amapá, Amazonas e Paraíba – além da possibilidade de inclusão de Tocantins. Em contrapartida, o PSB daria apoio aos petistas que disputam os governos do Acre, da Bahia, do Ceará e do Rio Grande do Norte. Neste formato, os socialistas teriam liberdade ainda para alianças com outras legendas como o PDT nos estados.

A legenda chegou a cogitar candidatura própria para Presidência, mas que foi inviabilizada em maio, quando o então nome apoiado pelo PSB – o de Joaquim Barbosa, ex-ministro do STF – anunciou que não disputaria as eleições.

Disputas internas

Enquanto a votação sobre o apoio ou não a um presidenciável foi tranquila, as discussões sobre as divergências nos estados esquentam o debate. Desde o momento do credenciamento, cartazes, faixas e gritos de protesto e de ordem de diferentes correntes do partido nos estados – como Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde a escolha de candidatos foi marcada por fortes divergências – sinalizavam qual seria a temperatura da convenção.

O primeiro recurso a ser votado foi em relação à candidatura de Márcio Lacerda, em Minas Gerais, que por decisão da presidência do partido foi sendo anulada. No entanto, como há uma nova convenção estadual agendada para esta noite e Lacerda recorreu à Justiça eleitoral para manter-se como candidato – o que poderia criar um impasse jurídico, o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, anunciou que vai buscar uma solução com a Executiva ainda hoje.

 

Redação com Paraibajá

Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

PUBLICIDADE

Últimas notícias

JP: Defesa Civil mapeia pontos de alagamento para apontar solução definitiva do problema

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) está realizando o mapeamento dos pontos…

8 de maio de 2024

João apresenta conjunto de obras a inaugurar e a autorizar no valor de R$ 2 bi em parceria com o governo federal

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quarta-feira (8), em Brasília, com o ministro das…

8 de maio de 2024

Mulher é assassinada a facadas em Patos em plena luz do dia; ex-marido é suspeito

Uma mulher foi assassinada a golpes de faca na manhã desta quarta-feira (8) no município…

8 de maio de 2024

Por unanimidade, ALPB converte para “convite” convocação de auxiliares e secretário de Educação para prestar esclarecimentos

A secretária executiva de gestão pedagógica da Educação, Maria Elisabeth de Araújo, não compareceu à…

8 de maio de 2024

Cagepa doará 10 mil copos de água potável semanalmente para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Diante da situação emergencial provocada pelas intensas chuvas que assolam o estado do Rio Grande…

8 de maio de 2024

Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos deflagra operação e prende homem acusado de abuso sexual infantil no Sertão

Foi deflagrada na manhã de hoje (08), uma operação da Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos…

8 de maio de 2024