Foto: União na Câmara/Divulgação
A Federação partidária entre União Brasil e Progressistas, que será oficialmente lançada na tarde desta terça-feira (29), em Brasília, seguirá sem definição de quem comandará o grupo na Paraíba. O fato foi confirmado pelo senador paraibano Efraim Filho (União Brasil), que também apoiou a criação da federação, já aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo o parlamentar, o impasse entre os dois partidos no estado impediu a escolha de um nome de consenso para presidir a federação localmente.
“Na Paraíba, Pernambuco e Paraná, onde não houve consenso, a decisão ficará postergada para março de 2026, a cargo da executiva nacional”, explicou Efraim.
A federação — que deve adotar o nome “União Progressistas” — só exigirá a definição de presidentes estaduais no momento da realização das convenções partidárias de 2026. Até lá, a direção nacional vai analisar qual projeto político, apresentado por União Brasil ou Progressistas, terá mais viabilidade em cada estado. A sigla que demonstrar maior capacidade política deverá assumir o comando da federação regional.
Na Paraíba, os dois partidos reúnem lideranças de peso. Entre os filiados ao União Brasil estão o próprio senador Efraim Filho, o deputado estadual George Morais, o deputado federal Damião Feliciano, o deputado estadual Taciano Diniz e o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima. Já o Progressistas conta com nomes como o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, a senadora Daniella Ribeiro, a deputados estaduais, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o deputado federal Mersinho Lucena.
No plano nacional, o comando da nova federação será compartilhado, pelo menos até dezembro deste ano, entre Ciro Nogueira (Progressistas) e Antônio Rueda (União Brasil).
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…
Em um tempo da história, eles eram disputados. Indispensáveis para encurtar distância. Uma das raras formas…
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) anunciou que permanecerá em estado…
O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…
O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…