A Casa Civil publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (10) a exoneração do diretor de Transporte Espacial e Licenciamento da Agência Espacial Brasileira (AEB), brigadeiro Antônio Chaves.
Segundo o G1 apurou, a saída do militar da reserva da AEB ocorreu após desentendimento entre ele e o presidente da Cyclone Alcântara Space, o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Roberto Amaral, no dia 26 de agosto.
A Cyclone é uma empresa brasileiro-ucraniana, criada pelos dois países para lançar foguetes da base militar de Alcântara, no Maranhão. O lançamento do primeiro foguete está previsto para dezembro de 2010.
O desentendimento teria ocorrido na reunião do dia 26, quando a empresa e os diretores da AEB discutiam detalhes técnicos do cronograma de trabalho na base de Alcântara. Segundo a assessoria da agência, durante o debate “houve um acirramento pontual de ânimos entre dois interlocutores”. A agência não especificou se o desentendimento foi entre Amaral e o brigadeiro.
O G1 apurou que durante a apresentação técnica de um funcionário da Cyclone, o brigadeiro discordou de alguns pontos. Depois de algumas intervenções, o presidente da empresa teria ficado irritado e xingou o brigadeiro, que teria reagido e tentado atingir Amaral com um copo d’água. As informações não foram confirmadas pela assessoria da AEB.
Após a discussão, Amaral teria pedido ao ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, cuja pasta é responsável administrativa pela AEB, a exoneração do brigadeiro. O pedido foi atendido e a exoneração foi publicada nesta quinta-feira. Amaral também é presidente do PSB, partido do ministro Rezende.
O G1 tentou falar com o brigadeiro nesta quinta-feira, mas os assessores do seu gabinete informaram que ele viajou para resolver problemas particulares. Informaram também que o brigadeiro não disse quando retornava e não podia atender a reportagem pelo telefone celular, porque estava sem o aparelho.
O G1 procurou a assessoria do ministro de Ciência e Tecnologia, mas a assessora não retornou as ligações.
G1
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou na última sexta-feira (13) o…
O presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro…
A sorte sorriu para João Pessoa neste sábado (14). Duas apostas registradas na capital acertaram…
Um grupo fortemente armado invadiu uma festa na madrugada deste domingo (15), no bairro Heitel…
Um ex-vereador da cidade de São Bento, no Sertão da Paraíba, foi preso nesse sábado…
O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…